O próximo post do Renato Cordani no Epichurus será sobre uma competição que marcou a vida de nossos colaboradores, assim como a carreira de muitos nadadores brasileiros da época: O Troféu José Finkel de 1990.
Quem teve o privilégio de estar presente nas arquibancadas ou nas águas da fenomenal piscina do Clube Internacional de Regatas de Santos – o “Vermelhinho da Ponta Praia” naquela ocasião, certamente tem alguma boa história para lembrar ou contar.
Neste “video teaser” preparado especialmente para o próximo texto, o Renato dá uma canja do que vem por aí. Vale a pena assistir e se arrepiar com as cenas!
Para mais detalhes, análises e lembranças sobre os astros, as polêmicas, os pebas e os bastidores dessa competição épica, aguarde o texto completo no Epichurus desta próxima segunda (6/5).
Ficou curioso? Eu também…
Realmente um torneio inesquecivel…. vamos ver o que o Renato preparou para nos…
Bom dia amigos, parabéns pelo site, uma colocação…deve ser um vídeo bem interessante de se ver esse de voces, porém os melhores Finkel(s) que se conhecem segundo meus estudos e pesquisas, já que cobri esportes aquáticos durante 30 anos, foram o Finkel de 1979 e de 1987, ambos antes de jogos olímpicos onde vários recordes foram quebrados, talvez para voces esse ano de 1990 possa ter sido o mais importante,mas não foi o melhor de todos os tempos, só fato de ter Gustavo Borges surgindo não significa ser o melhor,mas legal terem resgatado isso, abraços e continuem nessa empreitada, sugito verem o filme sobre Victor Davis chamado Victor, é uma lição de superação e garra, vale a pena conferir.
Att
Luis Cláudio
Oi Luis Claudio, obrigado pelo comentário, leia o post de segunda e vai entender a minha tese, evidentemente você não precisará concordar com ela.
Sobre o Finkel de 1979 tenho quase certeza que tenho os resultados, e os olímpicos Djan, Rômulo, Prado e demais não estavam, de forma que a competição pelo que me lembro foi fraca. Já o de 1987 eu nadei e lembro bem, contou com Prado em boa forma, eu até já publiquei uma foto dessa competição (aqui), mas o nível não foi tão forte quanto o de 1990, e eu vou provar isso no post!
De qualquer forma, eu adoro essas discussões. Continue por aqui!
Tudo bem, respeito sua opinião, mas eu estava presente no Finkel de 1979 e não me refiro aos olimpicos que se prepararam para Moscou,que por sinal estava bem sim, mas não há ponto de excelentes resultados, mas fizeram o programado pelos técnicos deles na época, mas os outros atletas, você sabe quem são que foram bem? quanto ao de 1990 depende do ponto de vista de cada um, para mim foi de nível médio em relação aos outros. Um forte abraço.
Verdade, depende do ponto de vista de cada um. Abraço.
Oi Luis Claudio ! Obrigado pela visita e comentário ! Assista o vídeo , leia o post de segunda e se puder divida com a gente os resultados de 79 e 87 que vc achou mais expressivos. Sobre o de 87 eu lembro alguma coisa, mas o de 90 me marcou mais pelas varias marcas de nível internacional… Já o de 79 eu desconheço detalhes. Lelo: em 93 e 95 eu acompanhei de perto e apesar das marcas boas, estas não me foram tão surpreendentes… Claro que toda “lista de melhores eventos” traz algo de subjetivo … Ou não ? Aguardemos o post de segunda…abraços !
Mas meu ponto foi exatamente esse. 93 a 95 tiveram resultados mais fortes, mas surpreendente mesmo foi o de 90
O trailer ficou espetacular!
Parabéns pelo trabalho de recuperação de imagens, roteiro e edição.
Comentários sobre a competição na 2a.
Abraços.
Excelente o trailer! Vou aguardar o post para comentar direito, mas os 200m Medley do Júnior nesse Finkel foi a prova que mais me marcou na vida! Fiquei literalmente boquiaberto! Não posso afirmar se esse Finkel teve os melhores resultados de todos que eu nadei. Alias, tenho certeza que os de 93 a 95 tiveram resultados mais expressivos. Só que esse Finkel de 90 foi com certeza o mais marcante de todos, pela mudança de patamar da natação brasileira
Uau, esse post sim vai se tornar o turning point do Epicurus. Ansioso para ver o final.