Durante esse final de semana, na 19a. edição do tradicional Torneio Aberto Brasil Master de Natação em Ribeirão Preto (SP), várias pessoas vieram nos perguntar o significado do nome da nossa equipe. PEBA? Seria uma sigla ou abreviação ? Algumas velhinhas mostravam certo espanto quando explicávamos que o nome não era uma sigla e sim um adjetivo relacionado com “de má qualidade”. Sim, nós temos esse senso crítico e um certo humor esquisito sobre nós mesmos. Mas, sobretudo, conhecemos o esporte que fazemos e sabemos que além de nunca termos sido foras de série, já deixamos há muito nossos melhores dias de natação para trás. Na minha opinião, ser um Peba hoje, é simplesmente a constatação do caminho que tomamos, fazendo algo que gostamos, com um pouco de treino e algumas competições entre amigos para dar uma graça. E essa competição de Ribeirão é com certeza um dos momentos altos dos Pebas no ano, pelo quarto ano consecutivo.
Nesse ano, tivemos novamente algumas baixas de última hora, mas os hard core Pebas estavam lá: Renato Cordani, Aymar Almeida, Rodrigo Barros, Alexandre Miyahara, Luiz Alfredo Mader e eu. O Marcelo Menezes até apareceu na competição, mas dessa vez, só pra dar apoio moral. Prometeu que no ano que vem estará conosco novamente e que vai treinar pra caceta daqui em diante. No resultado geral, os Pebas amealharam 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze, obtendo 236 pontos e alcançando o quinto lugar entre as 42 equipes pequenas presentes. Nada mal para um final de semana de Pebas.
Como sempre a competição teve muitos recordes sob o belo sol e calor de Ribeirão: 1 Recorde Mundial – um incrível 1’50 da Dona Laura de Oliveira nos 50 Peito Cat 95+ , 38 Recordes Sulamericanos e 47 Recordes Brasileiros. A anfitriã – Recra, levou o campeonato no geral e o maior número de ouros desta vez, como de outras. Liderar não é nossa ambição, mas quem sabe um dia veremos um Peba na galeria de recordistas? E falando em galeria, seguem as fotos deste ano…
Durante a competição, ouvi vários relatos de planos de treinamento de gente mais experiente e melhores que eu tecnicamente. Recordistas Master como o Zebra, Yamin, o guru Orselli e até o Marcos Mattioli. Mais ou menos em comum com meus treinos, há a metragem, que raramente parece ultrapassar os 3K. Mas, todos eles treinam mais vezes (5-6 Xs) por semana e fazem alguma musculação, que eu odeio com força. No caso do Mattioli, uma exceção num cara fora de série, há ainda muito mais intensidade e mais metragem também, além de séries com gente que ainda nada em nível mundial. Incrível.
Pessoalmente, admito que sofri bastante para nadar minhas quatro provas dessa vez, mais que nunca. Apesar de ter gostado do resultado dos 100 medley, senti o Pavarotti em demasia no final das outras três provas… Acho que a base de 2 mil por dia 3x por semana realmente não estão sendo suficientes… o problema é que não sei se dá pra mudar muito. Nem sei se quero. Com isso, parece que meu caminho de Peba está cada vez mais garantido.
Parabéns Munhoz e a todos pelos posts e tambem aqueles que não postam mas fazem parte desse grupo de amigos tao unidos e divertidos e são personagens te tantas historias legais. Tenho sorte de fazer parte de algumas.
Essa foi minha primeira competição depois que voltei a treinar. Com certeza vou continuar firme e estarei ano que vem em Ribeirão. A competição é legal demais.
Eu moro pertinho do TCP e passei muito tempo sem saber que tinha uma equipe de masters tao legal lá. Procuro recrutas para p treino das 20:00 para me fazer companhia. Tem outros horários de treino. Quem se interessar visita o website, envia um email mencionando meu nome (Gustavo Lima) (sim, pode zoar – tchere tchere tchê tchê) ou deixa um comentário aqui que ficarei satisfeito em passar mais detalhes.
http://www.tenisclubepaulista.com.br/esportes/piscina/natacao
diraquaticos@tcpaulista.com.br
Abraço a todos e boas braçadas
German!!! Você já tá competindo? Que disposição, meu amigo! Fico feliz por você, segue firme. Qualquer hora dessas eu vou pra Ribeirão com você. Vamos arranjar um dia pra gente se ver também. Saudades de vocês! Abração.
É Raulzito. Criei coragem e me lancei aos treinos noturnos 4 x por semana. É o recurso perfeito para me fazer sair mais cedo do trabalho.
Eu e Aríete já fechamos para o próximo ano e teremos competições intermediárias pela frente. Junte-se a nós!
Um abraço.
Grande Alemão! Foi bom te ver numa competição “de verdade” (essa foi a segunda hein:?) e treinando. Bons tempos no peito, um sinal que está no caminho certo! Que não pare por aqui! Um grande abraço e força ae!
Alemão!!!
Boa!!! Bom ver vc e o Aríete! Aliás, Aríete e Renato Ramalho foram protagonistas de uma lenda do Lado B da natação em uma primeira disputa Minas x Pinheiros de MMA!!!! Com regras estipuladas e torcida organizada, e tudo com muito fairplay!!!!!
Bom ver toda a galera novamente, o Lado A deu um banho no Lado B!
Espero ver todos no ano que vem!
abçs!
BR, tá na hora de o senhor escrever mais um relato do Lado B pro Epichurus… Pode começar por esse causo aí. E te espero no próximo treino PEBA CPM!
É mesmo. O duelo Ramalho x Aríete foi épico. Vale um post!
Abraço!
Boas lembranças Miyahara…inclusive fui presenteado na época com uma camisa do Alabama State Swimming que guardo até hoje com muito carinho!!! Grande Ramalho, Bruto!!!
Muito bom rever todos e ano que vem estamos juntos…
Abraços,
Aríete.
Temos uma edição especial do “Republic News” sobre o duelo no Troféu Brasil do MInas, acho que em 1995…com certeza o Julian ou Piu devem ter isto em seus arquivos…rs
Pó, vamos querer ver esse Republic News ae! Miyahara fica em cargo de obter o documento, então ?
Alemão, Aríete (aliás ta todo mundo perguntando seu nome verdadeiro, eu disse que era “Luisa”, mas ninguém acreditou)… me mandem seus emails… quero pegar os relatos do lado B!
Eu fui massagista do Ramalho neste embate… inesquecível!
A expressão da galera do MTC na hora que o “meu garoto” virou-se de frente, pronto para o combate, não me sai da memória.
Grande abraço ao Alemão e ao Aríete.
Boa Munhoz, mais um ano peba-útil. Se não me engano você e o Aymar são os únicos que compareceram 4x, parabéns. O objetivo de participar de um 320+ continua.
Para mim esse ano grande realização foi ganhar os gatoradizinhos do Barrão, e para o ano que vem o meu maior objetivo já é de novo os 50C.
Um prazer, como sempre! No ano que vem e até 2050 (pelo menos) tamo junto nessa.
O Barrão foi uma presa fácil pra vc neste ano (nem precisava usar a Bucz strategy), mas ele falou que vai treinar mais… Esse 50 Costas pode esquentar.
E vamos pra próxima!
Excelente relato, Rodrigo! Aparece ter sido um agradável evento.
3 x semana?
Dois mil?
Tá ótimo!
Lá em Minas, lembro, diriam q vc odeia musculação “di cum força..”
Verei se consigo mergulhar numa piscina no próximo semestre.
Grande abraço,
Jaime.
Parece..
Graaande Jaime Mitropoulos! Também acho 2K3Xs de bom tamanho, mas não dá pra ficar levando toco do Cordani nos 100 Peito toda hora… Já chega que o cara agora tá se achando o Rei do Jacaré. Faz mal pra auto estima isso 🙂
Abraços e espero te ver numa competição por aí!
putz… acordaram o Mitropoulos… adeus medalhas
😉
Sim, LAM… Provavelmente….mas já ganhamos medalhas suficientes para o nível de Pebisse em que estamos… E no ano que vem é certo que não ficará mais fácil! Abrtz!
LAM, o cidadão é de 1971, no ano que vem ainda estamos salvos!
Ribeirão como sempre excelente. Destaque para o parmegiana do Nelson e o sorvete do Jô. o Master é legal pela descontração, embora tenha bastante gente que leve muito a sério, mais do que eu acho que deveria, mas isso fica pra outro post. Legal rever o Alemão e o Edmilson com sua sensacional sunga de papel Arena, de 1989. Esse ano devido a completa falta de treinos não competi, mas prometo tentar nadar de vez em quando pra tentar um 38′ no 50m peito ano que vem…
Lelo, tá anotada a promessa! Concordo que tem gente que leva a sério de verdade. Vi uma menina chorando após a prova, p.ex. e acho que era porque ela achou que tinha ido mal… não via isso havia muitos anos. Agora esse 38″ nos 50P não me pareceu muito ambicioso… sandbagging total! Não precisa levar a sério, mas também não exagera… Abrtz!
Excelente Munhoz!
Quero comunicar aos PEBAS amigos que voltei as piscinas há cerca de 15 dias.
O objetivo inicial é superar o Desafio Canal da Mancha – calma, calma – trata-se de uma ação na academia em que os alunos devem superar a distância de 33km em um mês.
Fiz 7 treinos até agora e acumulei 19.400m o desafio acaba em 4 de agosto.
Também vou nadar o Campeonato Estadual de Masters na piscina longa do CC em 16 de agosto. Até dia 31 escolho as provas. Neste campeonato, teremos como convidado Carlos Sedda – ex-Gama Filho e prata nos 200 peito do JD84.
Legal, Esmaga! Tomei um susto com esse negócio de Canal da Mancha, mas entendendo a coisa melhor, parece um desafio bem bacana. Espero que gere um post por aqui. Boa sorte nesse retorno e mantenha os Pebas informados da performance no Estadual (piscina longa é dureza, hein?). Abraços!
Valeu, Munhoz! Ribeirão sempre vale a pena, principalmente pela companhia de amigos tão queridos. Seja benvindo de volta, Alemão!!!