Epichurus

Natação e cia…

Executor X Gestor…eis a questão!

Todo dia, milhares de pessoas no mundo encaram um desafio que pode mudar toda uma vida: com uma ideia na cabeça, muita coragem, ousadia e vontade de empreender, fazem contas, apertam daqui, puxam dali e finalmente abrem seu negócio. A satisfação é enorme e a convicção de que tudo dará certo é o maior combustível para investir toda a sua energia no projeto. E com muito suor e trabalho, as coisas começam a acontecer. O negócio prospera, a empresa cresce, é necessário contratar mais gente, criar áreas específicas e pensar nas próximas etapas. De repente você começa a perceber que está faltando braço e cabeça para tomar conta de tudo que é necessário. No entanto, as oportunidades continuam a aparecer … e a escapar de suas mãos.

Sei de vários amigos que já passaram por isto ou estão enfrentando esta situação e meu conselho inicial é sempre o mesmo: não se desespere, pois você não e o único! Na minha experiência, sei que esta situação é muito frequente e acontece com grande parte dos empreendedores que criam negócios de sucesso em sua fase inicial. Porém, o próximo passo é o responsável por definir a continuidade do seu sonho ou o começo da decadência. Costumo defini-lo como o dilema “EXECUTOR X GESTOR”.

 Foi pensando nesse dilema, e em todos os nadadores que se tornaram ou se tornarão empreendedores que escrevi e resolvi compartilhar este texto e ao mesmo tempo inaugurar esta nova seção do Epichurus.  Espero que este ex-nadador que vos fala, que foi por mais de uma dezena de anos executivo em multinacional, resolveu dar uma guinada na carreira, tirou um sabático de um ano para estudar no MIT e voltou para o querido Brasilzão cheio de oportunidades, possa compartilhar um pouquinho da experiência de ter se tornado um desenvolvedor de negócios e empreendedor em série (‘serial entrepreneur’ como dizem na terra do Tio Sam). Então continuemos…

A maioria dos empreendedores que alcançam sucesso no início de seus negócios são exímios executores. Conseguem transferir suas ideias para a prática e colocam a mão na massa para levar o projeto adiante. São, ao mesmo tempo, estratégico e operacional, comercial e financeiro, comprador e vendedor. Participam de todos os processos e têm a confiança de quem sabe o que está fazendo. Muitos acreditam que serão capazes de continuar a fazer isto conforme o negócio vai prosperando.

Poucos se lembram que, em algum momento, é necessário mudar a estratégia e começar a delegar antes que seja tarde. Pois, a medida que um negócio cresce e prospera, novos desafios aparecem e o volume de atividades diferentes aumenta. Se um empreendedor não percebe este momento ou não abre mão de sua vontade ou habilidade de executar, poderá ter sérios problemas e colocar tudo a perder.

Um negócio possui três fases: start-up, crescimento e maturidade. A fase da maturidade é a que requer mais atenção, grande dose de humildade e visão por parte do empreendedor. Este é o momento de parar de executar e começar a gerir seu empreendimento. Ou seja, gerir significa encontrar maneiras e processos para manter o negócio em trajetória ascendente, sem que tudo ou a maioria das ações seja efetuada apenas pelos fundadores.

É a hora de compartilhar responsabilidades com as pessoas que vem mostrando capacidade de assumir tarefas mais importantes e essenciais para o bom andamento do negócio. Para que isso aconteça, este capital humano deve ter sido criado e desenvolvido ao longo do tempo sob o risco de não atender as demandas quando estas aparecerem.

Os empreendedores que pensam grande sabem quando esta hora chega; quando é preciso dividir para ganhar mais. Sabem que, a partir de determinado momento, por mais competentes que sejam, não conseguirão dar conta de tudo e para o negócio continuar crescendo terão que pendurar a camisa de executores e vestir, com orgulho e serenidade, a farda de gestores, contribuindo e muito para a prosperidade de seu sonho.

Minha última dica é: Mantenha a atenção no negócio, mas sempre analisando o momento pelo qual está passando. Assim como recomendava Epicuro, reflita sobre o que está acontecendo. Pense se não é hora de se distanciar da execução do dia a dia e partir para o gestão do seu empreendimento.

Bons negócios!

6 comentários em “Executor X Gestor…eis a questão!

  1. Lelo Menezes
    25 de junho de 2012

    Sensacional Tulião! Acho que pra muitos falta coragem pra largar o salário garantido todo mês e mergulhar no próprio negocio. Parte dessa falta de coragem tem a ver com a dificuldade do “Por onde começar…”. Textos como esse pode dar o empurrãozinho que faltava. Muito boa a leitura!

    • Túlio Fumis
      26 de junho de 2012

      Valeu Lelo!

      Frio na barriga ao iniciar um novo negócio é normal e aliás saudável pois é um dos combustíveis para caminharmos. Um plano de negócios bem fundamentado também ajuda bastante na análise de custos e receitas, riscos e oportunidades e tudo mais.
      Espero que ajude! Abraço.

  2. rcordani
    26 de junho de 2012

    Tulio, hoje em dia você é mais executor do que gestor, correto?

    • Túlio Fumis
      26 de junho de 2012

      Correto!

      Na verdade tenho encontrado alguns executores que precisam mudar para o time dos gestores e com isso geram oportunidades de parcerias/sociedades saudáveis. Conforme coloquei no texto, esta transição não é fácil e nem simples mas absolutamente necessária para o crescimento de um negócio. Abraço!

  3. Ruy Carlos Tone
    14 de julho de 2012

    Fala Tulio!
    Gostei do seu texto.
    Dia desse vc poderia vir aqui nois visitar e conhecer as empresas.
    abraço e parabéns.

  4. Pingback: Retrospectiva de um ano de Epichurus | Epichurus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25 de junho de 2012 por em Por Onde Anda....
Follow Epichurus on WordPress.com
junho 2012
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
%d blogueiros gostam disto: