Epichurus

Natação e cia…

Porque Dilma não vai ganhar esta eleição

Meu pai era um cara brilhante.

Formado em engenharia eletrônica pelo ITA, tinha uma capacidade de processamento bem acima do normal, mas o que realmente o diferenciava era sua forma única de simplificar o mundo. Acho que quando você dá azar de nascer no centro de uma guerra mundial e passa sua infância numa luta apenas para sobreviver a vida adquire tons com menos nuances.

Lembro dele me explicando como funciona uma carreira profissional.

Pequeno Shita, na sua vida você pode tomar dois caminhos, ou você faz tudo do seu jeito, briga com todo mundo e entrega muito resultado, ou você segue o caminho da menor resistência e vira o chefe amigão.

O que me dá certeza que Dilma não será reeleita é que ela contrariou uma das máximas de meu pai. Ela conseguiu a façanha de brigar com todo mundo e não apresentar um bom resultado, seria uma releitura da frase, dos males o maior.

Antes que meus amigos do PT me joguem na fogueira da internet, quero dizer que não sei o que é mais provável, se é o cenário que ela concorre e perde ou se é o cenário onde Lula, projetando o inevitável, sai do banco e como um nobre guerreiro socorre a donzela em perigo. Ontem mesmo ele disse para Gerson Camarotti, “Estou pronto. Só não posso magoar a Dilma”.

Bom, tenho certeza que vocês estão achando isto um papo furado, história para boi dormir. Como não nasci com a capacidade de simplificação do meu pai, me permitam gastar um tempo analisando os principais sacos de pancada de Dilma e ver se realmente tem motivo para ela dormir com a barba de molho.

1 – O PT

Bom, primeiro vamos no óbvio, Dilma não é Petista, Dilma está petista.

Em 1979 Dilma junto com seu ex companheiro Carlos Araújo ajudou a fundar o PDT, partido este que militou até 2000 quando virou a casaca e se juntou ao PT. Mudança esta que mereceu a seguinte frase de Leonel Brizola, “venderam-se por um prato de lentilhas”.

Na verdade nem acho que este é o grande problema dela pois no Brasil mudar de partido infelizmente está longe de ser uma raridade.

O grande problema é que o Messi está no banco. Imagine a seguinte cena, você é o técnico do Barça, o Barça está jogando a final da Champions League, a partida está muito dura e caminhamos para os 35 do segundo tempo. Aí você olha para o banco e vê o Messi. Não interessa se ele está se recuperando de uma contusão física, não interessa se ele está com pouca fome de bola, você como um ser pensante bota ele para jogar, afinal ninguém quer ser o cara que perdeu a final do Campeonato com o Messi no banco.

No Brasil, a escolha do candidato à presidência pertence ao partido, ou seja, pertence ao PT.

O partido tem até as dezenove horas do sábado 5 de Julho para apresentar o seu candidato à presidência. Deixa agora eu referenciar esta data, neste mesmo 5 de Julho as treze horas será jogado no estádio nacional de Brasília o quarto jogo das quartas de finais da Copa do Mundo. Jogo este que provavelmente não contará com a presença da presidente pois esta corretamente morre de medo de ser vaiada em casa.

Você vai indicar para presidente uma pessoa que não consegue assistir a um jogo de futebol sem ser vaiada? Uma presidente que para sair na rua tem que ir na surdina na garupa de uma moto? Isto tudo com o Messi no banco? Pra que? Para não deixar ela magoada?

2 – O PMDB

Este fiel escudeiro está morrendo de medo de virar o DEM do PT. Estamos vivenciando o conflito armado entre Dilma e Eduardo Cunha, a presidente não quer ver ele nem pintado e vice versa. Se o PMDB não fosse a segunda maior bancada na câmara acho que ela até poderia ter esta atitude pouco democrática, mas o PMDB é peça fundamental na estratégia do governo na câmara e de tanto tomar porrada vimos que sua fidelidade já subiu no telhado.

Para se entender o poder de fogo de Eduardo Cunha vale lembrar que ele foi relator da malfadada proposta de prorrogação da CPMF que não teve tempo de ser votada em 2007. Isto custou aos cofres públicos uma diminuição de arrecadação da ordem de R$ 40 Bi. Na época Eduardo Cunha foi empurrando esta votação com a barriga para pressionar o governo por mais cargos, manobra esta que parece ser uma de suas especialidades.

Atualmente o PT tem 87 deputados e o PMDB tem 75, não é segredo para ninguém que o PT quer aumentar sua bancada para 100 deputados o que causaria uma sangria no PMDB. Imagine uma câmara com 100 deputados do PT e 60 do PMDB, se com 75 o PMDB não é convidado nem para um café imagine com 60.

No senado a situação do PMDB é mais tranquila pois dos 20 senadores só 7 vão encarar a reeleição, isto confere mais estabilidade a esta bancada.

Em suma, a presidente está em guerra franca com o PMDB da câmara inimigo este que não permite muita qualidade de sono.

3 – O Kapital

Este é outro que tem sido muito mal tratado pela presidente.

Como este assunto é geralmente tabu vou me ater aos números pois cada um que olhe para o seu umbigo e decida se Dilma tem sido ou não um bom investimento. Vou aqui me concentrar na soma dos vários umbigos que negociam na bolsa brasileira.

Em 2011 quando Dilma assumiu, o Ibovespa valia 69.304 pontos e 41.614 pontos em dólar. Após 3 anos de governo o Ibovespa está valendo 45.444 pontos e 19.239 pontos em dólar. Uma queda em reais de 34.43% e em dólares de 53.77%

Para se ter uma comparação, nos 8 anos de governo Lula a bolsa subiu 211,67% em reais e 287,58% em dólares. Natural que o Kapital não esteja muito satisfeito com o governo Dilma.

Poderia falar do PIB ou de outras variáveis importantes mas prefiro usar a bolsa como termômetro pois acho importante pontuar o que este governo está fazendo com empresas fundamentais como a Petrobras. A Petrobras sozinha responde por 10% dos investimentos do país uma empresa que vem dia após dia fazendo novos recordes de mínima na bolsa o que prognostica um futuro bastante complicado.

4 – O Povo

O desinformado típico diria que nada disto é importante pois Dilma ainda lidera com folga as pesquisas eleitorais. Esta é uma visão confortável mas míope.

A verdade é que a maioria dos brasileiros, incluindo este escriba, nem sabe quem vão ser os candidatos a presidente. Expliquei no primeiro item o porquê não acho desprezíveis as chances do Lula ser o candidato do PT.

Outro ponto até mais relevante é que as pesquisas qualitativas já indicaram que um dos eixos da eleição será mudança. Para aqueles que não sabem, este foi o eixo que levou Lula a vitória sobre o PSDB em 2002 e acho MUITO difícil um candidato da situação conseguir se apropriar de forma eficiente desta bandeira. Imagina Dilma tentando convencer alguém que é uma candidata flexível o suficiente para mudar o caminho após 12 anos de poder.

Mas muitos vão dizer, o povo está melhor, não está?

Se olharmos a foto isto é verdade, na foto o povo hoje está melhor do que estava principalmente aquela camada que recebe dois salários mínimos.

O interessante neste quadro é que mesmo melhor este povo tomou as ruas do país reivindicando uma lista grande de melhorias.

Não sou capaz de explicar quais são os anseios da população que em meados do ano passado tomou as ruas num, quase sempre, bonito exercício de cidadania. Mas me parece fácil dizer que a população está bastante insatisfeita com a coisa pública e isto é pior para quem está na situação.

Para mim este sentimento é tão óbvio que um forte candidato em pesquisa espontânea é o Joaquim Barbosa. Tudo isto aponta para a mesma direção, a população quer mudanças e não acredita que estas virão do atual sistema político então aquele que conseguir se projetar neste espaço será um ótimo candidato.

Termino este texto com outro velho ditado, “na política não existe vácuo”. Se este também é um ditado verdadeiro e as pesquisas apontam para um eixo de mudança, cabe aos candidatos formular um plano de governo que preencha este vácuo e por todos os motivos elencados acima este candidato não será a Sra. Dilma Vana Rousseff.

Dilma

75 comentários em “Porque Dilma não vai ganhar esta eleição

  1. rcordani
    13 de março de 2014

    Muito boa análise, Laurival. Eu não apostaria um almoço na sua previsão, mas de fato a impressão que dá é que o ex-presidente está louco para ser escalado!

    • laurivalshita
      14 de março de 2014

      Caro Renato,
      Olhe o que foi publicado após as manifestações de Junho 13.
      “Lula está no banco, mas pode voltar a qualquer momento”. A observação foi do secretário Adalberto Fulgêncio (Saúde, João Pessoa), quando indagado o que o PT fará, caso a presidente Dilma siga em queda livre, como tem atestado as últimas pesquisas. Como se sabe, desde que começou a onda de protestos, sua popularidade despencou 27%.

      • Anonymous
        6 de novembro de 2014

        Tranquilos.Pois esta Petralia ja era !! Voces vao saber em Breve!! #Anonymous.

      • Anonymous
        14 de novembro de 2014

        Positivo e como vao e JA iniciou a cair. Outra situacao. Delta21 pronto p/ entrar em acao contra Nicolas Maduro. Ameaca invadir o Brasil se Dilma cair? Estamos dando muita risada! Success! #target

  2. mpacheco1
    13 de março de 2014

    Lula, o fominha, passa 23 horas por dia sabotando a candidatura dessa incompetente que foi escolhida por ele proprio!
    Esse comentario sobre estar pronto nada mais foi do que mais uma bomba lancada na direcao de sua cria. Ele simplesmente “convidou” o resto dos chupins para pressionarem a presidenta para que essa peca para sair “voluntariamente”.
    Agora o cara que criou o problema ressurgir como salvador da patria, e’ o fim da picada. Pobre Brasil.

    • laurivalshita
      14 de março de 2014

      Caro Pacheco,
      Não acho que Lula é tão maquiavélico como você mas me parece que ele esta sim adotando uma posição dubia em relação a sua cria. A imprensa tem relatado com certa recorrência manifestações de desagravo dele em relação a condução da política econômica o que não ajuda em nada a situação da presidente.

  3. Lelo Menezes
    14 de março de 2014

    Laurival, primeiramente Deus te ouça, irmão. Não sei o que será do Brasil com mais 4 anos da guerrilheira.

    Concordo contigo que ela não se ajuda, mete o pé pelas mãos, só faz bobagem e esta perdendo aliados. Mas infelizmente acho que ela sai candidata sim e ganha… O PT comprou o Brasil da classe D com as mil bolsas assistencialistas. A Dilma só perde se acontecer uma tragédia, o que duvido.

    E o Brasil vai ser hexa, o que ajuda a senhora ainda mais…

    • laurivalshita
      14 de março de 2014

      Caro Lelo,
      Entendo a sua frustração mas a briga com o PMDB me parece poder ser enquadrado no que você chama de meter os pés pelas mãos, não?

    • joaogarantia
      31 de agosto de 2014

      Caro, Lelo
      Quase que vc acerta 100% dos seus prognósticos. O Brasil não foi hexa, mas aconteceu uma tragédia, justamente como vc disse que duvidava, creio que a tragédia com EDUARDO CAMPOS fortaleceu a imagem da candidata MARINA, que deve vencer as eleições. Se o Brasil tivesse sido hexa, vc taria famoso agora com dois acertos em um simples comentário. Eu mesmo iria te promover rs…abraços

      • laurivalshita
        31 de agosto de 2014

        Caro João,

        Vamos fazer um track record das previsões do Lelo.

        1) “O Brasil vai ser hexa,”
        R: O Brasil tomou um sacode de 7 da Alemanha

        2) “Mas infelizmente acho que ela sai candidata e ganha”
        R: Periga Dilma perder no primeiro turno.

        Ou seja, Lelo compete com o Mantega ao trofeu Mãe Dinah ao contrário.

    • Anonymous
      14 de novembro de 2014

      AVISO !!!! Os pregoes JA iniciou a cair. Outra situacao. Delta21 pronto p/ entrar em acao contra Nicolas Maduro. Ameaca invadir o Brasil se Dilma cair? Estamos dando muita risada! Success! #target Share Compartilhe

  4. Eduardo Estefano
    14 de março de 2014

    Eu ainda não consigo chegar a uma conclusão. Pra mim ainda está 50/50. Teoricamente a Dilma tem tudo para NÃO ser reeleita. Mas o povão brasileiro, na sua grande, maioria não pensa logicamente e não consegue ver alem do hoje. Acho que tudo vai depender de quanto tempo a guerrilheira consegue segurar a IMPRESSÃO que está tudo ótimo para o povo -> forçar a inflação pra baixo com os preços administrador, empurrar crédito pela federal box com garantias de vento, mais bolsas sei lá o que, etc.

    • laurivalshita
      14 de março de 2014

      Caro Eduardo,
      Você diz que para você ainda está 50/50, a minha pergunta é, na sua cabeça qual era esta probabilidade nesta mesma época no ano passado?

  5. Eliane
    14 de março de 2014

    Prezado analista da situação! Esta visto que você aposta contra a situaçao , contra Dilma e contra o Lula! Em quem você quer apostar? Quem está apto para preencher o vácuo?? Eu, não estou vendo ninguém! O Aecio nosso mineiro , uai , já deixou aqui em Minas , bem claro sua incompetência apesar de sermos bairristas e querermos ele lá! Estou aberta às sugestões! Não tenho até agora um político para votar!!!

    • laurivalshita
      14 de março de 2014

      Cara Elaine,
      No meu texto acho que deixo claro que não acredito na vitória da Dilma por vários motivos inclusive a questão da mudança.
      Quanto ao Lula acho que ele continua um candidato extremamente competitivo. Lula já sai de um patamar altíssimo de votos e com uma embalagem bem trabalhada ele conseguiria capturar um pouco do tema mudança, afinal seria uma mudança em relação ao estilo Dilma, não seria?
      Sua outra pergunta é um pouco mais complicada, não vejo hoje ninguém pronto para preencher este vácuo, mas acho que todos os nomes mais relevantes, Aécio, Eduardo Campos, Marina e até o Joaquim Barbosa tem capacidade para isto e devem estar se preparando para tal.
      Também ainda não tenho um candidato para votar, mas que tal esperarmos para ver os planos de governo de cada um para aí sim fazer uma decisão mais embasada?

      • Anderson
        15 de junho de 2014

        Boa noite…não adianta a gente esperar os candidatos apresentarem seus projetos
        Pois são vazios apenas palavras e ilusões, a Dilma não entende nada de economia…matemática…precisamos de candidatos formados…pessoas que conseguem apresentar projetos concretos pois veem as seus projetos como um total e não apenas focados em um setor!eu não sou da area mais a agronomia brasileira está muito mais muito precária!

      • laurivalshita
        16 de junho de 2014

        Caro Anderson,

        Acho que este ano podemos nos surpreender com a campanha política. Sei de alguns candidatos que reuniram um time de peso para tentar vir com propostas para o país.

        Por incrível que pareça, Dilma é uma pessoa estudada, ela é formada em economia pela Federal do Rio Grande do Sul e mestranda e doutoranda pela Unicamp. Costumo dizer que Dilma leu bastante, mas se concentrou nos livros errados.

        abs,

      • Antonia
        13 de outubro de 2014

        Bom dia. Eu preciso que todos aqui reflitam sobre a seriedade com que devemos votar nesta eleicao. Esta eleicao e diferente de todas as outras que ja tivemo. Estamos a beira de um golpe de Estado pelo PT. Eles estao fazendo um aparelhamento de Estado. Esto destruindo paulatinamente a democracia. Vamos para uma Venezuela, Argentina e Bolivia. Inflacao galopante, o governo so suga, nao trabalha. Temos que votar no Aecio para que o PT afunde seu porjeto de autocracia, comunismo e etc. Na indecisao, vote pela sua liberdade. Leiam o Blog de Augusto de Franco. E assustador o que esta por vir se o PT continuar. Apenas pelo escandalo da Petrobras a duvida contra oPT ja deveria estar dissipada. Governo assumidamente ladrao? Coo poderiamos votar nisto? O Aecio e a unica opcao, entao que seja ele.

      • laurivalshita
        13 de outubro de 2014

        Cara Antonia,
        Acho que você escolheu o forum errado para sua mensagem, “refletir sobre a seriedade com que devemos votar nesta eleição” é o basico ululante.
        att.

  6. Rodrigo M. Munhoz
    14 de março de 2014

    Boa análise. O que acrescentar aos comentários já feitos? Nada acho… Na minha opinião, ainda está cedo para ser taxativo na questão da Dilma já ter eliminado as próprias chances de reeleição. Inclusive acho que se as eleições fossem hoje, ela teria os mesmos 70% de chances de levar que tinha uns meses atrás. Mas as tendências que Laurival indica são provaveis fortes indícios de que a coisa tende a ficar mais difícil para a presidente. Se não for tudo um jogo de cena, podemos ter uma surpresa vinda do Lula realmente… tenho até um jantar apostado nessa eventual possibilidade.. Será esta surpresa boa ou ruim para o país… aí é outro debate ! Abraços!

    • laurivalshita
      15 de março de 2014

      Caro Rodrigo,
      Na ultima pesquisa Datafolha, usando o cenário mais provável de candidatos Dilma tinha 47% das intensões de voto, ante 17% de Aécio e 12% de Campos. Porém na pesquisa de voto espontânea, quando os nomes não são apresentados aos respondentes, Dilma tem 22%, contra 3% de Aécio e 1% de Campos. O interessante nesta pesquisa espontânea é que 49% dos brasileiros NÃO soube indicar nenhum nome, o que mostra, como falei no texto, que a corrida ainda não começou.

  7. Fernando Moses
    17 de março de 2014

    Parabéns Laurival, bela análise! Muito interessante! Deus te ouça! Penso da mesma forma, e torço muito para que estejamos corretos. Mais 4 anos de Dilma será terrível para o Brasil. Essa eleição promete emoções, e acho que a dupla Eduardo/Marina pode fazer grande diferença na reta final. Não será fácil, mas que venha o imponderável!!

    • laurivalshita
      18 de março de 2014

      Caro Fernando,
      A pergunta que não quer calar é porque mandar Dilma para as urnas se Lula é um melhor candidato? Sinceramente tenho dificuldades em entender esta estratégia.

      • Fernando Moses
        18 de março de 2014

        Caro Laurival, também tenho dificuldade de entender a manutenção do nome da Dilma nessa eleição. Certamente o nome de Lula é muito mais forte.

        Vejo da seguinte forma:
        O PT tem até o dia 05/07 para bater o martelo do nome do candidato. Acho que até lá vão monitorar o desempenho de Dilma nas pesquisas, após possíveis manifestações, copa, o desenrolar da situação com o PMDB, os dados econômicos (inflação, pib, rating, resultado fiscal, etc). Se ela cair de forma ameaçadora nas pesquisas, a convenção do PT pode arrumar um jeito de tirar Dilma e colocar Lula. Mas, caso ela se mantenha firme nas intenções de voto, é provável que mantenham o nome dela, que também acho arriscado, pois a casa pode começar a cair depois do dia 05/07, e então será tarde demais.

        Se o PT lançar o nome de Lula agora seria como admitir já neste momento o fracasso de Dilma (cria do próprio Lula) e do PT neste mandato. Ou seja, pode não ser interessante essa estratégia, então penso que estão ganhando tempo para ver o que fazem, acreditando que Dilma tem grandes chances de ser manter bem nas próximas pesquisas.

        Acho que é por aí… Também não consigo entender se não for por aí…

      • laurivalshita
        11 de setembro de 2014

        Caro Fernando,

        Parece que o Lula preferiu não concorrer este ano

  8. Fernando Cunha Magalhães
    17 de março de 2014

    Caro Shita,

    Nas últimas eleições municipais em Curitiba, o Governador Beto Richa tinha o Messi no banco, não quis magoar seu fiel escudeiro Ducci, o PSDB perdeu Gustavo Fruet que era tucano “desde criancinha”, Ducci não foi nem para o 2o turno, Fruet aliou-se ao PT e ganhou a eleição. É a primeira vez na história que o PT chega ao poder em Curitiba.

    Digo isso para validar sua abordagem introdutória.

    No Brasil, vale muito mais o carisma do candidato do que o partido. Não fosse isso, Collor não teria vingado. Por isso, não vejo um peso tão grande na perda do PMDB, mas não sou especialista para apostar.

    Falta dinheiro, a economia está muito pior do que poderia estar, mas no imaginário ainda acredito que tudo que veio antes do PT ainda está ligado ao período em que a gigantesca classe D era miserável. Não deu tempo de chegar lá o maior impacto dos benefícios do Plano Real. A evolução foi principalmente inércia do ótimo trabalho do Real e 1o mandato do PSDB (maldita aprovação da reeleição para o FHC. Teríamos tido um mandato do Serra e FHC voltaria quando Lula assumiu).

    Somando isso ao fato que baixíssimo percentual da população tem discernimento para discutir um artigo como esse e, principalmente, ao ponto levantado pela Elaine, aposto que o PT vai ganhar a eleição, infelizmente, seja com a Dilma ou com o Lula.

    • Fernando Moses
      17 de março de 2014

      Fernando Magalhães, o rompimento com o PMDB (que infelizmente não deve acontecer) não tiraria o favoritismo de Dilma, mas traria sequelas como a perda dos palanques regionais (estrategicamente importantes) e principalmente os quase 6 minutos da propaganda eleitoral gratuita. Tempo de exposição na TV faz diferença, principalmente no Brasil, onde quase 100% da população é ignorante politicamente. Pelo menos, se for para o segundo turno (muito provável) o tempo na TV e rádio é dividido ao meio (50/50).

      Acredito mais em algo imponderável vindo das ruas (manifestações de grande porte) nos meses (e semanas) que antecedem as eleições. Acho que isso pode mudar o rumo das coisas.

      Agora, se o LULA for o candidato (pouco provável) acho que ele ganha com certa facilidade (se bobear no primeiro turno).

      Abraço

      • Fernando Cunha Magalhães
        24 de março de 2014

        Valeu Fernando, obrigado.

    • laurivalshita
      18 de março de 2014

      Caro Fernando,
      Esta politica personalista é herança da politica do passado, com o tempo os grandes nomes irão embora e a tendência é que os partidos políticos passem a ter maior relevância.
      O fim do DEM foi bastante impulsionado pela morte do ACM.

      • Fernando Cunha Magalhães
        24 de março de 2014

        OK Shita.
        Essa tendência vai se instalando de forma muito discreta… vai demorar muito pra se consolidar. Infelizmente.

  9. Mari
    19 de maio de 2014

    Acho que o PT quer segurar o Lula como carta para 2018, dado que o rumo das politicas adotadas até agora deve piorar o cenário econômico, que será muito pior do que neste momento nos próximos 4 anos. Se ele ganhar agora ele perderia bastante confiança ao enfrentar uma séria crise e inflação fora de controle. Ai sim ele viria por ordem na casa.

    • laurivalshita
      13 de junho de 2014

      Cara Mari,

      Em 2018 Lula terá 73 anos, idade um pouco avançada para uma nova aventura presidencial. Não digo que não é possível mas a meu ver, hoje Lula tem mais a perder do que a ganhar concorrendo novamente.

      att.

  10. joao de deus
    26 de maio de 2014

    sER FORMADO NO ITA nao faz de ninguem genio ou expert em alguma coisa, isso nao passa de um diploma e nada mas se voce nunca realizou nada, nunca criou nada que o valha isso é somente um diploma e nada mais. Sem falar que já vi muito aluno do ITA levar pau em olimpiada de robotico.
    Antes que eu me esqueca do assunto, politica nao é matematica, DILMA nao vai perder mas isso porque ela é uma boa presidente pois nao é, ta longe de ser e o PT é um dos piores partidos já criados. O que fará dilma vencer e´o MEDO DOS MISERAVEIS de perder sua bolsa esmola pois ao ouvirem falar de PSDB tenho certeza que miseraveis e cachaceiros tremem nas bases com a possibilidade de TRABALHAR pra se sustentar. Sem falar dos milhares de zumbis concurseiros que sabem que poderia perder suas oportunidades de se encostarem na republica brasileira de mamadores de tetas. O resto é conversa.
    DILMA VAI GANHAR APOSTO MEU SALARIO CONTRA ISTO.

    • laurivalshita
      13 de junho de 2014

      Caro João de Deus,

      Guarde o seu salário para coisas mais importantes.

  11. joao de deus
    26 de maio de 2014

    Nao é preciso ter diploma do ITA pra saber que DILMA é fantoche do Lula e do PT, todo mundo sabe que tanto faz votar em Dilma pois estará votando no Lula pois só muda o retrato nem o sexo deve mudar.
    Isso todo miseravel pois mais burro que seja sabe deste fato, ou voce acha que Dilma foi eleita por carisma proprio? dá um tempo meu filho voce tem de estudar muito de politica pra falar isso aí. Bola fora tua análise.

    • laurivalshita
      13 de junho de 2014

      Caro João de Deus,

      Sinceramente não entendi este seu texto mas segundo as ultimas pesquisas de opinião minha análise esta indo bastante bem obrigado.

  12. G
    7 de junho de 2014

    Visões parciais produzem meias verdades.
    -Meu pai é um gênio, fez ITA -> Henry Ford, Einstein, Tesla, Pasteur nunca fizeram faculdade… Isto provaria que quem NÃO faz faculdade é gênio?

    -A bolsa caiu, logo o país está pior -> A divida externa caiu, a geração de emprego aumentou, o investimento em saúde e educação aumentou muito, o crescimento do PIB, citado mas ignorado aumentou, e poderia continuar citando muitos aspectos positivos. Um site com estatísticas positivas e suas fontes: http://dilmaestatisticas.tumblr.com

    – O PMDB é parceiro do PT -> O PMDB é parceiro e é o peso que todo governo tem que carregar, como até a oposição reconhece. http://oglobo.globo.com/brasil/fh-crise-com-pmdb-mostra-presidencialismo-de-cooptacao-11864717

    OK você achar ou torcer que a Dilma perca, mas seus argumentos são falaciosos e frágeis.

    Por quê esta sensação que o país está mal? A meu ver, o maior erro cometido pela Dilma e o PT é ignorar o fato que a grande mídia (Globo, Bandeirantes, SBT, Record, Estadão, Folha) são anti-petistas. E que um planejamento melhor da comunicação dos fatos, posicionamento frente a processos como o Mensalão e outros teria ajudado muito.

    Exemplos: O superfaturamento do metrô Alston, Siemens, etc é um desvio da ordem de mais de 5x todo o dinheiro envolvido no camado “mensalão”. O Bolsa família é premiado no exterior, reconhecido pela direita e esquerda internacional como um exemplo a ser seguido, aqui é descredenciado de todas as formas.

    • laurivalshita
      13 de junho de 2014

      Caro G,

      Você não acha que o PIBinho do primeiro trimestre e o provável PIB negativo do segundo não teriam alguma coisa a ver com o péssimo desempenho da Dilma nas pesquisas eleitorais ?

      att,

      Henry Ford – Education: Detroit Business Institute
      Albert Einstein – Education: University of Zurich (1905), ETH Zurich (1896–1901), Aargau Cantonal School (1895–1896), Luitpold Gymnasium (1895)
      Nikola Tesla – Education: Graz University of Technology (1875–1878), Gymnasium Karlovac (1870–1873)
      Louis Pasteur – Education: École Normale Supérieure (1847), École Normale Supérieure (1844–1845)

      Dica – Steve Jobs fez dois anos de faculdade e saltou fora, aproveite e leia a biografia dele, além de ser uma ótima história talvez você aprenda algo

  13. Flavi
    11 de junho de 2014

    Sem fatos sem comentários…tudo que venha da VEJA, GLOBO esse group não confio…só sei de uma coisa>>> nunca mais vi crianças no NORDESTE morrendo de FOME com os olhos saltados e barriga arrebentando de BIXAS e pedindo comida ou dinheiro nas beiras das estradas….. Vejo esses programas de centro esquerda com bons olhos pois sou humanista e não quero que pessoas pobres morram por falta de assistência como acontecia no anos 80 e 90 onde o SARNEY era presidente e faltava tudo até a gasolina e pedíamos ajuda INTERNACIONAL…Tenho orgulho de ser Brasileira e tenho orgulho mais ainda do meu país que não faz guerra com os nossos amigos e vizinhos. Olhe o mundo como anda cheio de guerra e injustiças contra crianças pobres e indefesas como muiiiitos países estão acostumados a fazes com seu futuro que são as crianças.
    O Brasil NUNCA NA VIDA teve tanta democracia como tem HOJE.
    Não perca tudo que foi conquistado e não deixe e os bons paguem pelos maus.
    E lembre-se : O câncer do BRASIL não são os POLITICOS e sim a JUSTIÇA e se acha muito esperta e não coloca na CADEIA os colarinhos de todos os partidos.
    Bom que, que vença o melhor escolhido pelo povo. VIVA a democracia.
    VIVA o BRASIL pq é o melhor lugar do MUNDOOOOOOOOO.
    p.s.: se você ache que estou errada referente ao BRASIL, VEDA TUDO e vá trabalhar em outro país.
    Sem mais…

    • laurivalshita
      13 de junho de 2014

      Cara Flavia,

      Concordo com quase tudo que você escreveu, gosto bastante do bolsa familia acho uma idéia simples e genial.

      Sem duvidas o país esta caminhando para frente e a democracia se fortalecendo. Outro dia li o “Ditadura a Brasileira” e o “Honoráveis Bandidos” então compartilho com a sua repulsa ao Sarney.
      Permita me discordar do final de seu texto, o Brasil é um grande país mas infelizmente não é o melhor país do mundo e mesmo que fosse, não seria importante tentar continuar sempre melhorando as coisas?

      Cuidado apenas com a sua frase “se você ache que estou errada referente ao BRASIL, VEDA TUDO e vá trabalhar em outro país.” esta frase é muito parecida com o famoso “Brasil: ame-o ou deixe-o!” que foi uma propaganda criada no regime militar usada para calar a oposição.

      Quem sabe a frase correta não deva ser Brasil: ame-o e melhore-o não tem boa sonoridade nem tanto impacto mas transmite uma idéia mais positiva.

      • pedro
        5 de setembro de 2014

        e nao pensem que esta longe deles voltarem com mao de ferro. “ame ou deixe-o.” eles ja estao bastante fechados sobre tema, e a turma volta para valer e para ficar uma duas decadas………aguardem

      • laurivalshita
        11 de setembro de 2014

        Caro Pedro,

        Chance zero dos militares voltarem, pode dormir tranquilo.

  14. Lúcio
    21 de junho de 2014

    Caros colegas.

    Tenho 50 anos e ate hoje não ví governos voltados para o povo ou em beneficio do povo, Vi sim governos com interesse no povo deles ou seja dos que os rodeiam.

    Tivemos uma governo do PT, PSDB, que jogaram pra si e nos Brasileiros ficamos sempre para 2º plano.

    Uma reportagem que saiu na Folha coloca o Governo do PT como uma doa mais corruptos dos últimos 40 anos, quer dizer que tivemos melhorias ? ou distribuição de migalhas para o povo, as manifestações que temos hoje em nosso pais e reflexo de governantes que não trazem benefícios e vantagens a nos.

    Concordo com os colegas onde relatam que não temos candidatos ao governo, acho eu com meus botões que talvez a Dilma se eleja por falta de opção e não por ela ser a melhor candidata.

    Sou a favor que o voto seja facultativo pois assim os partidos teriam que ter Bons candidatos para levar o povo para as urnas. mais isso não é interessa aos políticos.

    Como também sou a favor de nenhum brasileiro ir as urnas como protesto a estes governos que não tem respeito ao povo, a inflação disparou, meteram a mão na Petrobras, Os ladrões que roubaram o povo, como Jose Genoíno, Jose Dirceu os anões do mensalão, entre outras são considerados heróis estes caras de paus tem coragem de levantar as mãos dentro de suas detenções como coitados, coitados somos nos infelizmente nos colocamos estes incompetentes no poder e pagamos caro por estes erros.

    Nosso Pais precisa de governantes sérios que queiram fazer pelo povo, que tenham amos pelo Pais, e que tenham consciência que são funcionários de 200 milhões de Brasileiros.

    Se o Presidente do Supremo se candidata- se com certeza votaria nele este sim mostrou que não é mais um, e acredito que seria um Ótimo presidente.

    Precisamos é de renovação, sangue novo, novas ideias, pessoas comprometidas com o Brasil e seu povo , reforma politica, voto facultativo, penas duras aos que corrompem e aos corrompidos, chega de impunidade, temos o melhor Pais do mundo, só nos falta bons políticos e isso em todos os níveis seja Municipal, Estadual e Federal, seja na Câmara, Senado, Executivo, Legislativo.

    Aqui coloco toda minha indignação aos políticos que temos e se algum tiver coragem de falar que não é isso que conteste.

    Grato a todos.

    • laurivalshita
      23 de junho de 2014

      Caro Lucio,

      Acho que é por aí mesmo, o alto número de indecisos mostra que você não esta sozinho nesta sua crise de identificação com o atual plantel politico canarinho.

      Da uma olhada no partido Novo que esta sendo lançado e me diz se este é um caminho que te agrada.

      abs,

  15. 25 de junho de 2014

    Olha, antes de criticarmos o PT, devemos praticar política. Fundar um partido e chegar à presidência da República. Principalmente defendendo quem não quer ser defendido. Brasileiro gosta de ser escravizado. Depois criticar os outros. Será que o sistema oferece condições para os políticos serem coerentes????? E depois quem é que autoriza toda essa bandalheira não é a justiça não??????? Pensem nisso. Tem uma raça por aí muito pior que os políticos. Vocês só não tem coragem de falar mal deles. Seus covardes.

    • laurivalshita
      29 de julho de 2014

      Caro Zé,

      Praticar politica é discutir opiniões, elogios e criticas, mas sobretudo votar em linha com o que se retira destas conversas e com o que se entende por melhor para o país.

      abs,

  16. Renato
    7 de julho de 2014

    Embora seja péssimo o legado do PT ao país em termos economicos essa não é a pior coisa. A pior é o golpe bolivariano que o PT tenta quase que diariamente dar na democracia e nas intituições brasileiras e que será inevitável numa eventual vitória do PT.

    • laurivalshita
      29 de julho de 2014

      Caro Renato,

      O PT deixou bastante coisa boa para o país, o bolsa família, na minha opinião, é uma delas. Não vejo o atual partido como um vilão da humanidade.

      abs,

      • pedro
        5 de setembro de 2014

        legado este partido so deixou se for de como gastar muito e nada fazer, como instalar a corrupicao em todos os niveis, e como apropriar-se do que os outros fizeram para dizer ser seu, todavia nao pensem que esta longe deles voltarem com mao de ferro. “ame ou deixe-o.” eles ja estao bastante fechados sobre tema, e a turma volta para valer e para ficar uma duas decadas………aguardem

      • laurivalshita
        11 de setembro de 2014

        Caro Pedro,

        Novamente este papo dos militares? Estás com fixação por uma farda?

  17. Lucimara
    21 de julho de 2014

    Quando ouço que precisamos de sangue novo lembro da mesma conversa já ouvida, um certo boneco colorido. Novo e “bonito”. A esposa boneca de revista e por aí vai.

    Existem diversos exemplos de corrupção. A Sudene, por exemplo, foi eliminada durante o período FHC, bilhões extraviados, e pouquíssimo fez pelo povo em décadas. Será que foi o FHC que roubou em pessoa? Não. Ele fez bem em acabar com a festa. Da mesma forma que a Dilma não roubou nada. Será que devia eliminar a Petrobras?…

    A realidade é que se entrassem num processo em Haia, daria um crime contra a humanidade o que os corruptos da Sudene fizeram. As pessoas estavam sofrendo com sede. Quanto gado morreu. Gente que partiu, perdeu a própria terra, perdeu o seu legado e a sua dignidade. Foi parar na favela de alguma cidade, como habitante indesejado. E nunca recebeu ajuda da Sudene. Mas a mídia fica caladinha. A mídia sempre fez e faz com o brasileiro o que bem quer.

    • laurivalshita
      29 de julho de 2014

      Cara Lucimara,

      Não entendi o que o seu comentário tem a ver com o meu texto, desculpe.

  18. Francisco Paiva Melo
    28 de julho de 2014

    É vota quem quer.O Brasil não ganhou a copa que seria uma carta na manga de Dilma, agora ela está frita.. O candidato Aércio Neves pode comprar o terno da posse.

    • laurivalshita
      29 de julho de 2014

      Caro Francisco,

      No Brasil não vota quem quer pois o voto é obrigatório, a propósito, sou a favor do fim do voto obrigatório pois acho que o eleitor brasileiro não precisa ser tratado como criança.

      abs,

  19. Lúcio
    29 de julho de 2014

    Coros amigos.

    Nos brasileiros vivemos em um mundo da carochinha, um governo sem rumo, sem opções para troca do governo que esta no comando ( Dilma.), sem investimento que favorecem a contratação de mão de obra ( trabalho.), com voto obrigatório e não facultativo como é feito em Países sérios ou melhor com políticos sérios, Não temos um bom comandante no rumo do barco ou seja estamos a deriva.

    Quando um governante é serio ele não precisa ter medo das eleições, pois o trabalho que ele fez em pro do povo( melhorias.) sejam elas na Saúde, Educação, Trabalho ( Geração de empregos.), Transporte digno, reforma politica, crescimento serio e sustentável como qualquer outro Pais querendo crescer igual a China, Índia, Rússia, onde a media de crescimento é de mais ou menos 8 % nos crescemos 1,9 %, que grande diferença; Isso sem falar na segurança publica que hoje em dia vivemos guerra que mata mais que a guerra entre Israel e a Palestina.

    E o nosso povo vive de bolsa família, vale gás, entre outras estorinhas da carochinha.

    Impostos aqui um doa mais autos do mundo temos bi – tributações, tri – tributações sem que estes impostos retornem em beneficio do POVO, Políticos sem valores éticos e morais para os cargos que são eleitos, investimentos no Pais para crescimento com seriedade 0 %, Temos hoje 39 ministérios e a 12 anos atrás tínhamos 21 ministérios no governo FHC, Passou para 34 no governo Lula e temos os 39 no governo Dilma, aos invés dos governos investirem no POVO se investe em POLITICOS, com mais gastos.

    Temos corrupção em todo lugar, Petrobras, Anões, mensalão entre vários outros que nem mesmo sabemos.

    Tem um produto que politico tem que carregar no Bolso em época de eleições ÓLEO DE PEROBA ou COLA TENAZ.

    Tenho vergonha dos políticos do meu Pais, Mais tenho orgulho de ser BRASILEIRO.

    Meu pai sempre me falou quando eu era criança, SE UM DIA ESTE PAIS TIVER UM GOVERNO QUE FAÇA PELO POVO E EM BENEFICIO DO POVO E COM CRESCIMENTO ADEQUADO PARA O POVO, ESTE GOVERNO NÃO CHEGA AO FIM DOA 4 ANOS, POIS OS POLITICOS TIRAM O GOVERNO ANTES.

    Não acredito nos políticos que nos apresentam neste momento: Dilma, Aércio Neves e os demais, sem comentários aos políticos que ai estão.

    • laurivalshita
      19 de agosto de 2014

      Caro Lucio,

      Você é mais um dos que não se vê representado pela atual gama de candidatos. Quando isto acontece o natural é que surjam candidatos que ocupem este espaço. Foi isso que eu disse no final do texto e é exatamente isto que esta acontecendo agora com o surgimento da Marina.

      A grande beleza da democracia é justamente esta cada pessoa tem um voto e a soma destes é que faz a mudança.

      Repito, não é a toa que o eixo desta eleição é MUDANÇA. Não é a toa que em Junho do ano passado o povo foi as ruas.

      abs,
      Laurival

  20. Almany Silva
    17 de agosto de 2014

    Alou!…… blogs 97% 5 de vocês que pesquisam ;como só observo todos estão de parabéns por serem do PT viva o Brasil

  21. laurivalshita
    19 de agosto de 2014

    Caro Almany,

    Você é um robô ?

    • laurivalshita
      19 de agosto de 2014

      Caros,

      Parece uma brincadeira da minha parte mas infelizmente alguns candidatos estão usando robôs para postar mensagens positivas nos blogs da internet.
      Funciona mais ou menos assim, os robôs (um programa especial) postam alguma coisa positiva mais o nome do partido e nas pesquisas da internet aumentam as mensagens deste partido e as mensagens falando bem deste partido.Coisa de baixissimo nível ético.
      Dentre nossos leitores temos uma especialista em internet que poderia nos dar uma aula a respeito do funcionamento desta guerrilha eletrônica…

  22. Pingback: Porque Dilma já perdeu esta eleição «

  23. Carla
    30 de agosto de 2014

    Eu não sou um robô, voto Dilma e, se o Lula vier, voto nele com mais confiança ainda! #Dilma2014

    • laurivalshita
      31 de agosto de 2014

      Cara Carla,

      Sou uma pessoa democratica e acho que você vota em quem quiser.

      No comentário acima me referi a mensagem do Almany que por ser tão estranha me pareceu feita por um destes programas de internet chamados de robô, só isso.

      Quanto ao seu candidato preferencial ele tem até 20 dias da eleição para aparecer, você acha que ele encara este desafio ou vai deixar Dilma perder sozinha?

      att,

      • pedro
        5 de setembro de 2014

        manda ela ganhar ou ele voltar, que o “ame ou deixe-o” vai voltar com mao de ferro. chega de corrupcao, roubo, que nada sabe nada viu. ponto final aqui nao eh cuba nem venezuela. marreta neles e ponto final…….que comece tudo de novo……. anistia……

      • laurivalshita
        11 de setembro de 2014

        Caro Pedro,

        Sugiro aumentar a dose do tarja preta, este terceiro comentários sobre os militares estourou o limite da minha paciência…

  24. Daniel
    8 de setembro de 2014

    Esta na hora de mudar, tudo que é demasiado se estraga.O Problema é mudar!
    Tem gente que continua querendo que esta corja continue no poder. Particularmente não acredito na reeleição de Dilma, creio que ainda veremos a mudança que é tão aguardada. Porém para isso precisamos ir a urna, (fraudável) e manisfestar nossa opinião como fazemos aqui.

    • laurivalshita
      11 de setembro de 2014

      Caro Daniel,

      Não acho que a urna seja fraudável mas concordo com sua visão que Dilma já perdeu esta eleição.

  25. JOSE AUGUSTO DA SILVA CASTRO
    22 de setembro de 2014

    Nunca li alguém com tanta visão de futuro, parece que este artigo foi feito hoje, 22 de setembro de 2014, e que você é um vidente. Simplesmente Genial, você e seu grande pai.

    • laurivalshita
      25 de setembro de 2014

      Caro Jose,

      Obrigado pelas palavras mas de vidente infelizmente não tenho nada, que o diga a mega sena acumulada.

      abs,

  26. Patricia Jacques Fernandes
    4 de outubro de 2014

    Saudações.
    Sentindo uma tristeza imensa, comecei a pesquisar algo diferente do que as “pesquisas” dizem.
    Achei o seu blog.
    A sua simulação de futuro, digamos assim, estava se confirmando. No entanto, parece que o povo é mesmo imprevisível.
    Se o povo não quer, como o Brasil se verá livre do PT? Qual a sua opinião.
    Grata.

    • laurivalshita
      6 de outubro de 2014

      Cara Patricia,

      Acho que os números de ontem corroboraram minha visão que o povo quer mudanças e que o Aécio esta tentando ocupar este espaço.
      Esta eleição esta sendo a mais fluida pós regime militar por isso não ficaria nem um pouco triste e sim esperançosa pois no segundo turno o tempo de propaganda é igual.
      Escrevi este post em 13 de Março e pessoalmente acho que estamos MUITO mais próximos de eu acertar o título do que estávamos lá, pense nisto e se anime.

      att,

      • Patricia Jacques Fernandes
        6 de outubro de 2014

        As projeções das pesquisas não se confirmarão enfim. Sei que não será a solução a possível vitória de Aécio, mas algo precisa mudar. Não dá mais para aguentar o PT mentindo para se manter no poder a qualquer custo, fingindo que não sabe dos crimes cometidos por seus partidários e aliados. Tomara que a sua análise se confirme. Agora é esperar o horário eleitoral e os debates. Esses últimos, a meu ver, serão decisivos.
        Agradeço o retorno.
        Um abraço fraterno.

      • laurivalshita
        7 de outubro de 2014

        Cara Patricia,

        As coisas já mudaram!!!
        Hoje o país tem uma oposição e uma população atenta ao que acontece em Brasila.
        Acho que estamos vivendo o fim da adolescência do eleitor brasileiro. Demorou um pouco mas esta acontecendo.

  27. o mestre
    11 de outubro de 2014

    Quem elege Dilma é o bolsa família! Quem elege Dilma são os nordestinos que recebem o bolsa familia. Não precisava tatos comentários. Dilma vai ser reeleita no segundo turno. Nas próximas eleições vem Lula. Vai ficar mais 8 anos. Tome-lhe PT. Até a Petrobrás virar cupa-molho. Quando não tiver mais recursos, largarão o bagaço. Ninguem mais vai querer ser presidente da república do Brasil. A vida não é para sempre !

    • laurivalshita
      11 de outubro de 2014

      Caro Mestre,

      60% dos Maranhenses recebem R$145 mensais pelo bolsa familia. Acho natural que esta turma vote na situação até que alguém ofereça garantia de continuidade deste benefício e algo a mais.
      Parece que Aécio tem conseguido isto e estamos presenciando uma enorme migração de votos no segmento que ganha até 1 salário mínimo.
      Hoje um cientista politico chamado Marcus André Melo publicou um artigo explicando justamente este fenômeno que ele chama de “qualunquismo” vale a pena a leitura.
      Por sinal leia, se informe, estude, vai ser bom para você e vai ser bom para o Brasil.

      abs,

      p.s. Seria você um mav tentando criar celeuma ao criticar os nordestinos? Bom, uma coisa é certa, “o mestre” você definitivamente não é…

  28. Pingback: Porque Dilma não vai ganhar esta eleição | planetabrutal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 13 de março de 2014 por em Natação e marcado , .
Follow Epichurus on WordPress.com
março 2014
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
%d blogueiros gostam disto: