Epichurus

Natação e cia…

Pebas na Copa 5 – Bamos Arrentina!

Para mim Copa não ocorre em torno de “quero ver o Brasil ganhar, o resto que se dane”. Além de torcer e vibrar muito pelo Brasil, eu gosto de ver a Copa toda, como uma competição esportiva de altíssimo nível recheada de dramas e lances espetaculares. Creio que forjei essa forma de ver a Copa no período 1978-1990 em que vi o Brasil longe do título e os europeus e argentinos faturando tudo (até que a seleção de 1994 acabou com a festa, mas isso é outra história). O período 1978-1990, foi um festival de Holanda, Itália, Argentina e Alemanha, só esses países povoaram essas quatro finais.

Por isso, longe de acabar nos 7×1 a Copa para mim fica cada vez mais interessante com a segunda semifinal, o jogaço Holanda x Argentina e agora a sensacional final Argentina x Alemanha.

Não vejo nenhum problema em quem torce contra o rival vizinho de baixo, mas eu aprendi com meu pai desde 1978 que depois que o Brasil é eliminado a gente deve torcer para um sulamericano, e como quase sempre o único sulamericano que sobra depois da gente é a Argentina (além da exceção Uruguai 2010), eu fui de Argentina em 1978, 1986, 1990, 2010 e agora.

A minha torcida hermana tem bastante a ver também com o meu técnico Pancho, argentino que mora no Brasil desde 1976 mas mantém o sotaque portenho e a torcida fanática pela seleção argentina. Aliás, como lembrou o Pedro Costa a final da Copa de 1986 ocorreu durante a última etapa do Paulista de Inverno no Baby Barioni (Água Branca), e o Pancho foi liberado pela diretora (que era a minha mãe) para ver a final. Ele voltou no finalzinho da etapa com a camisa da Argentina e vibrando muito, ainda a tempo de pegar o tempo do revezamento 4×100 4 estilos, em que pegamos um suado bronze muito comemorado (Edmundo, eu, Fujo Carlos e Amendoim).

Ontem teve semifinal de Copa do Mundo na minha cidade, e eu tive o privilégio de ir. Fui com a camisa da Argentina, e sem mais delongas vamos aos HL e LL.

HL:

  • Copa é sensacional. Semifinal de Copa é extra-sensacional. O estádio meio laranja, meio alviceleste estava lindo. O amarelo praticamente não apareceu, não sei porque…
  • A torcida Argentina, que não para de cantar o jogo todo. Fora um ou outro retardado, não existia muito espaço para rivalidade violenta além de gracinhas que fazem parte. Eu, como brasileiro com camisa argentina não estava lá para zoar o Brasil, evidentemente.
  • Os argentinos que a gente conversava quando percebiam que éramos brasileiros torcendo por eles ficavam emocionados. Teve um velhinho que até chorou.
  • Mascherano e Lavezzi pela Argentina, e Sneidjer pela Holanda foram os melhores. Mas é claro que quando a bola parava no pé do Messi dava uma sensação diferente. O Robben sem espaço não fez nada.

LL:

  • A friaca, parecia o pólo norte.
  • A pena de saber que o vencedor desse jogo pegaria a Alemanha e não o Brasil.
  • O entorno do estádio, levamos quase uma hora para acessá-lo a partir da estação Itaquera. Levamos guarda-chuva e ficamos sem os mesmos, que foram confiscados na entrada.

 

Agora é esperar pela final, estarei lá para conferir. E em bom portunhol: Bamos Arrentina!

Sobre rcordani

Palmeirense, geofísico e nadador master peba.

5 comentários em “Pebas na Copa 5 – Bamos Arrentina!

  1. Lelo Menezes
    10 de julho de 2014

    A experiência é sensacional, mas pra mim torcer pra Argentina é igual torcer pro Corinthians, ou seja, impensável.

    • rcordani
      11 de julho de 2014

      Ouvi uma estatística segundo a qual 95% dos brasileiros torce contra a Argentina. Incrível!

  2. Rodrigo M. Munhoz
    10 de julho de 2014

    Gostei do post e das fotos. O Pancho deve estar em extase!
    Meu pai e irmão também estavam lá nesse jogo e curtiram bastante… mas creio que estavam torcendo pela Holanda. E eu confesso que estou em dúvida de que resultado colocar no bholão e por quem torcer na final…

    • rcordani
      11 de julho de 2014

      Vou ligar para o Pancho, mas pelo que conheço ele deve munhozar e dizer que a Alemanha é favorita…

  3. Pingback: Pebas na Copa 6 – Finalíssima « Epichurus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 10 de julho de 2014 por em Futebol e marcado .
Follow Epichurus on WordPress.com
julho 2014
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: