Epichurus

Natação e cia…

Porque Marina vai ganhar esta eleição

marina

Antes que me chamem de torcedor eu gostaria de dizer que acho bem mais fácil fazer esta previsão do que aquela que fiz em 13 de Março.

É verdade que lá atrás cometi um erro importante ao não avaliar de forma correta a diferença de tempo de televisão dos candidatos, em minha defesa só posso dizer que naquele momento as chapas ainda não eram oficiais e não imaginava que Dilma teria 11min24s diários contra 2mis03s de Marina. Também nunca poderia imaginar que a campanha do PT fosse rasgar de vez qualquer tipo de constrangimento e institucionalizar o vale tudo com direito a prato saindo da frente de pobre quando o assunto é a autonomia do Banco Central ou santinho distribuído de graça pelos correios. Realmente esta campanha não vai deixar saudades.

Bom antes que meus 12 leitores durmam gostaria de mostrar alguns números. Desde o início do horário eleitoral Marina viu sua rejeição aumentar 14 pontos enquanto a diferença do segundo turno entre ela e Dilma aumentou 11 pontos. Isto evidencia que a votação está fortemente correlacionada com a rejeição e na minha opinião a rejeição é produto do ataque incessante da campanha de Dilma.

Não acho que João Santana seja um gênio de marketing, acho que ele é um cara competente que utilizou de forma eficiente desta distorção no tempo de exposição. Com 12 minutos de propaganda diária acho que seria possível vender gelo para esquimó ou areia para camelo.

Hoje se encerra o horário de propaganda gratuita e no pleito de domingo teremos um quadro mais nítido do tamanho do estrago, minha opinião é que três dias sem esta super exposição Dilma verá sua liderança diminuir e sairá das urnas com menos que os 40% dos votos que tem hoje.

No segundo turno a dinâmica muda em pelo menos três pontos fundamentais:

  • Tempo de propaganda eleitoral – Infelizmente acho essa a diferença mais importante. No segundo turno Dilma perde dois minutos de propaganda e Marina ganha oito. É triste dizer isto mas como apenas 3% dos brasileiros leem jornal a propaganda eleitoral é a ferramenta mais importante que os políticos têm para se eleger. Depois desta experiência eu consigo entender melhor como os Cubanos adoram o Fidel e os Venezuelanos Chaves.
  • A eleição vira plebiscitária – No segundo turno vai ser Dilma X Não Dilma. Esta será uma chance de ouro para unir a experiência do PSDB com a esperança de mudança representada por Marina. Não passa pela minha cabeça que os dois partidos não se coliguem no segundo turno.
  • O extra campo – Numa eleição tão polarizada é de se esperar que os formadores de opinião se apresentem de forma mais veemente até para não perder o bonde da história. Neste quesito os empresários, atletas, artistas e outros famosos vão expor seus votos e é de se esperar que a grande maioria opte por apostar na mudança.

Queria terminar este artigo com outro número que achei interessante, na tabela abaixo estão as menções dos candidatos nos últimos meses medidos pelo site www.monitoreleitoral.com.br. A unidade e milhares de menções.

Marina Aécio Dilma
Junho 310 487
Julho 238 300
Agosto 294 237 301
Setembro 482 279 1,158

A série de Marina é menor pois o site seguia Eduardo Campos até a mudança da chapa. Achei este número interessante pois para mim mostra a ação da guerrilha virtual da presidente, provavelmente muitos funcionários públicos hoje se dedicam quase integralmente ao projeto de poder. Digo isto porque o aumento é muito relevante e porque o eleitor típico de Dilma mora numa cidade de até 50k habitantes do Nordeste, cursou até o fundamental e recebe menos de dois salários mínimos por mês, este eleitor não me parece ter acesso e tempo para travar esta guerrilha virtual. Mas guardem esta última parte como apenas um desabafo e boa sorte no domingo.

3 comentários em “Porque Marina vai ganhar esta eleição

  1. Coach Alex Pusiseldi
    6 de outubro de 2014

    Acho que este texto teve a colaboração do IBOPE.

    • rcordani
      7 de outubro de 2014

      Haha, realmente Pussi, esse texto foi uma bola fora do Laurival. E olha que eu lhe avisei (antes de ele postar) que quando o candidato começa a despencar, dificilmente volta (ex: Roseana em 2002, Ciro em 1998, etc).

    • laurivalshita
      7 de outubro de 2014

      Caro Coach,

      Estava esperando por este comentário, fico feliz que veio de você.
      Realmente o erro foi óbvio, MAS acredito que a minha tese inicial onde Dilma não vence pois o sentimento de mudança é muito forte continua intacta.
      Vou me dar por vencido SE Aécio não for eleito, até lá o máximo que posso dizer é que usei os números do Datafolha para fazer minha previsão e infelizmente a pesquisa se distanciou bastante das urnas.
      Não sei o que houve com os institutos, mas assumindo que eles sejam competentes e corretos acho que podemos estar vendo um movimento onde a pessoa tem vergonha de falar que vota no PSDB mas na hora H aperta o 45.

      abs,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 2 de outubro de 2014 por em Natação e marcado , , , .
Follow Epichurus on WordPress.com
outubro 2014
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
%d blogueiros gostam disto: