Epichurus

Natação e cia…

Pebas Quae Sera Tamen: Planos Pebas 2015

Rqualtiradentes

Renato qual Tiradentes (ou… amanhã tem treino com o LAM e Munhoz)

O alferes Joaquim José da Silva Xavier tinha planos. Um cara de muitos talentos, foi o único das dezenas de conspiradores a “confessar” publicamente sua participação na Inconfidência Mineira, que além de grande símbolo da resistência dos desconfiados mineiros ao domínio português, marcaria a história do Brasil para sempre. Como todos sabem, a coisa de planejar contra a coroa não terminou bem para essa turma. Tudo foi interpretado como crime de lesa-majestade e culminou com a condenação à morte de 12 inconfidentes. Em seguida, a rainha Maria I aliviou para o lado de todos, menos do infeliz Tiradentes, que foi enforcado em 21 de Abril de 1792 – uma data estranhamente comemorada no dia ainda hoje, 223 anos depois. O pior é que o cara era apenas um “Peba” naquela conspiração…

Talvez isso explique em parte a falta de vontade dos Pebas em divulgar seus planos de treinamento para 2015. Mas corajosos e ansiosos em homenagear o mártir com cara de Jesus uma vez mais, resolveram divulgar suas idéias de preparação para este ano que já segue avançado.

Sem mais e aproveitando o feriadão, aqui seguem os depoimentos semi-falsos de alguns cronistas do Epichurus… qualquer semelhança com a realidade ou idéias de outros de nossos blogueiros no lugar dos que decidiram não mandar seus planos para este post tampão em conjunto até o deadline estabelecido não será mera coincidência.

Martírio de Tiradentes, óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo (1854 — 1916

Martírio de Tiradentes, óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo (1854 — 1916

“Este ano de 2015 começou diferente. Ainda sob efeito de nadadas na Ilhabela em Novembro e no mar de Itacoatiara e do Leblon em Dezembro, acabei me enfiando em vários outros treininhos no mar variando de 1500 a 7,000m. Acho que isso acabou me atiçando a vontade de nadar águas abertas. Acontece que não tenho muita experiência em nadadas mais longas e desafios de grandes travessias. Eu sinto que me falta base e também uma boa dose de resiliência mental, paciência e calma para me tornar um verdadeiro “Peba dos Mares Casca Grossa” (PMCG). Com isso em mente, coloquei como meu objetivo para o ano, aumentar gradualmente o meu volume de treino para 12K+ por semana, alisando a água em 3-4 treinos daqueles bem chatos e rodados. Em termos de volume total, vou tentar chegar nos 600Km no fim do ano. Quanto a competições, tenho agendadas algumas travessias curtas como a Volta do Parcel em abril, e Ilha Bela no 2o semestre. Também tenho as 4 provas da tradicional competição Master de RP. Nesta, acho que vai ser difícil nadar os 50 Peito na frente do Lelo (pois desconfiamos que ele está treinando escondido), mas certamente isso seria um milestone.  Tenho em mente também enfrentar um desafio de águas abertas mais longo no fim do ano – a ser definido de acordo com meu condicionamento e agenda. O bom deste plano é que até agora estou conseguindo executar tudo muito bem.  Bate três vezes na madeira e que continue assim.

– Munhoz ”

“Como todo mundo sabe, eu era PEBA em longa. O que poucos sabem é que sou PEBA em UNO e videogames em geral, e isso me deixa extremamente chateado. No último ranking mundial de UNO eu estava em 73.890 (NdoA: dentre 74.000 participantes). No intuito de melhorar nesse quesito, passei a priorizar os treinos dessa modalidade, e por isso não caí na água ainda esse ano. Minto: caí uma vez, nadei 800 solto, tive confusão mental e fiquei três dias com dores musculares em músculos que eu nem conhecia. Ainda assim, acho que dá para ganhar os 50 Peito em Ribeirão. Mas hoje meu objetivo mesmo é ficar entre os 73.000 do mundo em UNO.

– Lelo ”

Peba CPM completo prestes a começar um treino no padrão Renato

Peba CPM completo prestes a começar um treino no padrão Renato

“Para mim o treino ideal dura 40min. É em piscina curta, tem 2.000m e uma série aeróbica que vai de 800 a 1500m, a maioria de crawl mas um pouco de medley e costas também, variando às vezes com pé de pato e palmar. Se estiver sol, tanto melhor, e se algum PEBA estiver junto para o almoço já vale o dia. Pretendo fazer isso aí 3-4 vezes por semana até o fim do ano, e até o momento consegui. Aonde isso vai me levar ? A lugar nenhum, esse tipo de treino não me fará nadar mais rápido em competições de piscina e nem dará base para travessias, muito menos aumentará minhas chances de ganhar do Lelo nos 50 peito em Ribeirão Preto em setembro. Talvez o único upside desse tipo de treino seja que faz bem para a saúde. Com 44 anos, manter a saúde não chega a ser um mau objetivo, não é mesmo ?

– Cordani ”

“Hoje em dia estou conseguindo treinar duas vezes por semana, com a turma do Master do Paineiras e mais o Pilates na segunda, de forma disciplinada. Meu plano é ampliar a parte aquática para 3 vezes e adicionar mais um treino terrestre – possívelmente corrida ou spinning. Devo confessar, por sinal que acho spinning, algo bem agradável, apesar de não servir pra nada. O objetivo é primeiramente não ser cortado do time da Tia Ines e ganhar do Lelo e do Minguez nos 50 Peito, após tomar um chopp na Califórnia brasileira.

– LAM ”

“Meu objetivo este ano é que o casamento da minha sobrinha seja no mesmo dia da competição de Ribeirão Preto, pois aí não precisarei treinar. Até o momento, esse objetivo vai indo muito bem, pois ainda não iniciei os treinos e parece que minha sobrinha vai casar naquele fim de semana! Vitória!

– Charlão ”

Críticas e sugestões talvez sejam bem vindas. E os seus planos para o resto do ano – teria coragem de publicar aqui ?

Sobre Rodrigo M. Munhoz

Abrace o Caos... http://abraceocaosdesp.wordpress.com

17 comentários em “Pebas Quae Sera Tamen: Planos Pebas 2015

  1. Vladi
    20 de abril de 2015

    Esse é o espírito! Competir e mangar dos amigos da preparação as competições, mas no papel vale também! Muito bom o texto me diverti um bocado! Eu não treino, só bato água. Tenho visto a maravilhosa 2x “per week” com musculação básica: Braços e pernas, piscina e sauna ( graças a infra da UMD).
    Isso ai galer invejo por. Terem os amigos por perto. Saúde & Alegria p todos!

    • Rodrigo M. Munhoz
      21 de abril de 2015

      Bater água é excelente e se der pra complementar com uma sauninha então… sensacional! Realmente ter amigos por perto (e longe também) ajuda a melhorar a qualidade dessa vida de hoje. Valeu pela audiencia, Vladi e um grande abraço!

  2. Marina Cordani
    20 de abril de 2015

    Foto medonha! Munhoz, coloca foto do seu irmão com nó no pescoço, não do meu! Não vou dormir a noite…

    • Rodrigo M. Munhoz
      21 de abril de 2015

      Oi Marina!
      De fato, o seu irmão não saiu muito bem na foto… acontece. Note que ele foi voluntário para posar de alferes pré-martirio então não tem razões para pesadelos.
      Mas e os seus planos de treino, hein hein?
      🙂
      Beijos!

  3. Rodrigo de Camargo Barros
    20 de abril de 2015

    Srs Pebas
    Como é divertido ver as colocações de todos vocês , eu fui um Peba mas larguei a natacao aos 17 ,mas também não abandonei as piscinas jamais.
    E também nunca deixei de acompanhar os passos dos amigos de CPM e adversários de outros clubes.
    O mais legal é ver que apesar de cada um de vocês terem nadado em clubes e ou estados diferentes, parecem ser uma família só.
    Turma estou querendo me introduzir em alguma equipe para nadar Ribeirão Preto .
    Tem alguma disponível !!!
    Abraços a todos.

    • Rodrigo M. Munhoz
      21 de abril de 2015

      Oi Rodrigo!
      Acho que foi o Renato num post de 2014 que disse que vc era um dos grandes talentos da natação que deixou de competir cedo.
      Obviamente, a Equipe Peba que vai a Ribeirão Preto vai ter o maior interesse em agregá-lo, seja para obter maior pontuação entre as equipes “pequenas”… ou um chopp ou ambas coisas.
      Mais detalhes em breve!
      Abraços!

    • rcordani
      22 de abril de 2015

      Grande Rodigest, vai treinando aí que você nada pelo PEBA, e vamos fazer como nos velhos tempos: a gente entrega o reveza-bomba na sua mão e você decide!

  4. Fernando Cunha Magalhães
    21 de abril de 2015

    Alô Munhoz,
    dei férias para o computador desde 6a e esqueci do compromisso.
    Vou registrar o que foi dito em nosso encontro no feriado.
    Caí na piscina umas 5 vezes esse ano.
    Duas na semana retrasada.
    Estava paradaço e retomei as atividades com 2x spinning na semana com minha senhora.
    Apesar do cenário desfavorável, no próximo sábado participarei do Inter GBs – nadarei 100m livre perto das 13h30. Acho que farei 1:00.
    E há cerca de 6 semanas caiu na minha mão um cupom do programa “Promessas 2015” das Academias Gustavo Borges e fiz a bobagem de prometer nadar 100m livre em menos de 57s até o final do ano – incluí que será sem o uso de pés de pato ou palmar,mas que bom que já surgiu sua sugestão de fazer em piscina de 12,5m caso não dê para engrenar uns treininhos para conseguir na de 25m ou 20m… darei notícias.

    Obs 1 – ao contrário da Marina, achei boa a foto

    Obs 2 – para o cartaz de comunicado do horário de funcionamento de hoje da academia, saquei uma boa frase: TIRADENTES – vamos celebrar o mártir, mas não vale enforcar o treino. Foi bastante gente na academia, mas eu enforquei.

    Obs 3 – viva Cláudio Manoel da Costa e Tomaz Antônio Gonzaga.

    Abraços.

    • Rodrigo M. Munhoz
      22 de abril de 2015

      Caro Esmagalhães,
      Achei sua promessa de nadar 100 Liv abaixo de 57″ em 2015 muito legal (e desafiadora), mas recomendo aumentar o numeros de treinos na água ASAP 🙂 parando de enforcar os treinos (ótima ref ao Tiradentes).
      E to vendo que esse negocio de spinning virou moda entre os Paranaenses… fiz uma aula de spinnning na vida e saí totalmente desidratado e descontente. Não entendi muito bem o que veem na atividade.
      Abrtz,

      Munhoz

  5. Gustavo Pedrazzi
    22 de abril de 2015

    Boa Munhoz, essa equipe PEBA é nota 10 ou quase isso (já que alguns estão preferindo UNO e, outros, festas de casórios…rsrsrs). No meu caso aqui, em Mococa, os planos são muitos e alguns aconteceram ao acaso…Natação, por enquanto, 3x semana rodando em torno de 3 a 4000 mts (me sinto bem assim) com poucas comps no ano…Mas a partir de outubro começa a verdadeira maratona, noites sem dormir, fraldas para trocar e muitas, muitas estorinhas de ninar… pai aos 43 não será uma missão das mais fáceis…abraços!!!

    • Rodrigo M. Munhoz
      22 de abril de 2015

      Que legal Pedrazzi! Não sabia que vc estava “gravido”! Parabéns! Importante treinar agora para ter a estamina necesária para o desafio vindouro. Muito aeróbico e musculação para o biceps e lombar (prep para o levantamento do berço).
      UNO é um esporte muito desafiador. Não faça gozação com o Lelo, por favor 🙂
      Abratz!

      • Vladimir
        22 de abril de 2015

        O jogo Uno é muito tenso ainda mais se for o da Barbie!
        Go for it Esmaga you can do it 57 easy

      • rcordani
        22 de abril de 2015

        Sim, Vlad, creio que o Lelo joga esse aí da Barbie mesmo!

  6. rcordani
    22 de abril de 2015

    Que fiasco essa do Charlão, hein? Quanto ao Lelo, desejo que atinja seu (difícil) objetivo no UNO.

    • Luiz Alfredo Mäder
      22 de abril de 2015

      “de cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo sua necessidade”

      • Rodrigo M. Munhoz
        22 de abril de 2015

        Sei não… a equipe Peba está meio desfalcada… Bem que o Lelo e Charlão poderiam manifestar o desejo de revisão de seus planos por aqui…

  7. Pingback: Ribeirão Preto: Mais Pebas que Nunca! | Epichurus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 20 de abril de 2015 por em Cenas..., Natação, PEBAs, Saúde e marcado , , , , .
Follow Epichurus on WordPress.com
abril 2015
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
%d blogueiros gostam disto: