Epichurus

Natação e cia…

O Peba No Meio do Caminho

A metade do ano chegou e passou e ainda tenho 294,000 m para nadar. Cheguei quase precisamente na metade daquele meu objetivo de 600 Km em 2015, nos primeiros dias do mês de julho.

Não é muito, comparado com épocas aquáticas passadas, quando chegamos a rodar mais de 300 Km em um único mês na velha piscina da Luso. Confesso, contudo, que a constatação da tarefa restante me dá uma certa gastura. Não sei se isso é por conta do peso psicológico de estar além do ponto de regresso – especialmente agora que fiz esse objetivo algo público, ou por falta de uma margem de erro que permita algum conforto no mais adiante. Como os primeiros dois meses do ano foram mais lentos, os quatro meses seguintes foram de metragem progressiva e agora a idéia é tentar manter a média.

Imagino que a meta não seja impossível, mas também não vai ser tão fácil, considerando alguns pontos: 1. Essa metragem é mais que o dobro da minha média no ano passado 2. Duas semanas de férias estão chegando 3. O trabalho vai exigir mais atenção e dedicação agora que a conjuntura regional foi pro vinagre e chegar na “quota” vai requerer um esforço extra nesse final de ano fiscal. E eu gosto de chegar na quota, obviamente.

Objetivos entrarão em conflito, claro. Nada de novo aqui, a não ser minha constatação antecipada do fato vindouro. Não sei se estou melhorando ou piorando nesse aspecto.

O que sei é que, como bom PEBA, não muito sou bom de objetivos. Antes que o Tulio venha reclamar, não é que eu não conheça a importância de estabelecer objetivos no começo dos ciclos. Eu acredito no trabalho pioneiro do Dr. Edwin Locke e sou um admirador da abordagem “SMART” (Specific, Measurable, Attainable, Relevant & Timely) para construir objetivos mais claros e motivadores no trabalho. Mas, na área do esporte PEBA (e especialmente agora mais velho) acho que curtir a jornada é mais importante do que o resultado final.

Mas então, porque estabelecer essa meta para 2015? Acho que isso vem de algum tempo se construindo. Eu terminei o ano passado querendo nadar mais, rodar mais. Senti que além das metas de trabalho e resoluções de ano-novo, precisava de algo na natação. Mas não queria ter um compromisso de fazer um tempo qualquer em uma determinada competição de Masters. Por exemplo: “Meter 1’11 nos 100 Peito no Aberto Brasil de Masters de Ribeirão em Setembro”. Isso sim seria um objetivo “SMART”. Mas… naaahh. Na verdade, eu nem estava certo que queria competir no circuito Master, coisa que tenho feito (sem nenhuma disciplina) pelos últimos anos. Criar uma meta que envolvesse apenas um contato maior com a água, me pareceu o próximo passo natural. Em retrospectiva, eu acho que esses 600 Km foram a meta difícil mais fácil que eu pude pensar. E alguns já sabem que desde a virada do ano tenho um relógio que mede e registra cada metro nadado. Qualquer piscina, lago ou mar estão no jogo. Isso e o fato de rolar uma competiçãozinha entre os participantes dos Grupos do Garmin Connect tornam o desafio mais divertido e epicurista.

Por outro lado, como já disse aí em cima, eu gosto de alcançar meus objetivos. Quem não gosta? Sentir a aproximação do batimento de uma meta me motiva a investir mais no processo. Nesse ano, acho que estabelecendo uma meta que é parte do processo, criei algo que se retroalimenta. Não tenho certeza se isso vai durar pro longo prazo, que seria o ideal na minha concepção das coisas, mas estou bem contente com o “achado”. Acho que este post faz parte do processo de documentar isso e aumentar meu compromisso com a coisa.

Há hoje menos de 178 dias para cumprir os objetivos de 2015. Espero poder contar pros leitores do Epichurus que cheguei na meta em Dezembro, antes de sairmos para nosso recesso de verão. Quem sabe (se esta funcionar) até possamos discutir uma meta para 2016? Aliás, caso você não tenha tido vontade, paciência ou coragem de estabelecer objetivos para este ano, acho que ainda está valendo e aposto que você ainda poderia pensar em algo razoável. Apenas peço que nem tentem desafiar este Peba pros 50 ou 100 peito em Ribeirão, que não vai rolar.

Sobre Rodrigo M. Munhoz

Abrace o Caos... http://abraceocaosdesp.wordpress.com

12 comentários em “O Peba No Meio do Caminho

  1. rcordani
    6 de julho de 2015

    Outro dia fui fazer um treino rápido (1800m) com o Munhoz e quando cheguei o cidadão já tinha nadado 2500, de forma que o treino dele perfez 4300. Sou testemunha de quanto ele está empenhado em aglutinar distâncias, ele inclusive tem feito comentários pouco epichurísticos suspeitando de falcatruas nos seus competidores do grupo do Garmin Connect. Tem um especialmente que entra os dados de forma manual e causa uma ira profunda no Munhoz.

    Calma Munhoz.

    • Rodrigo M. Munhoz
      6 de julho de 2015

      Eu to calmo! 🙂
      Naquele dia do treino de 4.3K o senhor convenietemente esqueceu de comentar que tiveste um “Delay Faístico”. Num dado momento, nem sabia se vc vinha mais…
      Quanto aos “manual entries” de 2500m em 1h30″00 no Grupo do Connect a titulo de “natação complemento” pra completar 18K na semana… isso realmente me parece um desrespeito ridiculo. Mas o cara tá “roubando” de quem afinal? Dele mesmo… deixa pra lá.
      Obs: Será que meu grupo do Garmin Connect anda lendo os comentarios do Epichurus? Tomara.

  2. Lelo Menezes
    6 de julho de 2015

    Munhoz, bom texto, embora o objetivo me embrulhe o estômago. Alias, boa a ideia do cidadão que usa o Garmin Connect no manual. Dá uma olhada lá no meu, já cheguei nos 600 Km em 2015…kkkkk!

    • Rodrigo M. Munhoz
      6 de julho de 2015

      Desculpa aí pela embrulhada de estomago, Lelo! Vou ficar de olho em vc no Garmin e pra me inspirar…he he he…
      De qquer forma, esqueci de dizer que – dado o nosso histórico de posts, críticas na mesa da salada e comentários aqui, vc é o único que pode me desafiar pros 50 ou 100 peito em Ribeirão, então, ok? Até lá!

  3. Julio Rebollal
    6 de julho de 2015

    Caro Munhoz, vou te dar um estímulo.

    Fique sabendo que corre por aí que haverá mais um PEBA no seu encalço em RP. Um que que está totalmente fora das CNTP podendo, portanto (no desespero), nadar qualquer prova. Até esse estilo aí, como é mesmo o nome? Clássico?

    Além do mais, piscina de competição não tem pescoço, portanto, passou da metade vai tudo!

    Força camarada, não desista!

    Abração.

    • Rodrigo M. Munhoz
      6 de julho de 2015

      Meu Caro Julio,
      Quanto mais Peba melhor é (quase) o nosso lema! Ou seja: Todos serão muy benvenidos. Mas ouvi falar que esse cara que vem pra Ribeirão é na verdade bem pouco Peba… xiiii… olha a pressão… Adicionalmente, não sei se esse negócio de piscina com falta de pescoço (???) me motivou muito não… Só aceito desafios do Lelo e olhe lá! Vamos que vamos e espero nos vermos em breve! Abração!

      • Luiz Alfredo Mäder
        7 de julho de 2015

        Fiquei sabendo que pediram o Curriculum deste PEBA candidato 😉

  4. Regina Helena Vieira Santos
    6 de julho de 2015

    Boas bracadas, Munhoz..

  5. Gustavo Pedrazzi
    7 de julho de 2015

    Boa Munhoz, 600 Km, que parecem poucos comparados a outrora, é bem significativo para os dias de hoje, ainda mais na terceira idade…rsrsrs…já pode fazer SP-Mococa-SP a nado. Aqui devo bater uns 450 Km, mas talvez com um pouco mais de intensidade que o senhor… Com certeza em RP vc estará voando baixo…..Lelo, cuidado com os desafios do Munhoz pq ele costuma fazer treinos secretos tb (só em Bauru – em pleno churrasco – ele fez 2)….abs!!!

    • Rodrigo M. Munhoz
      7 de julho de 2015

      Valeu Pedrazzi!
      450K me parece bom também. No ano passado calculo que tenha feito menos de 300K. Vamos ver o que acontece em RP… estou meio enferrujado para competir e pra nadar em alta intensidade. Até lá vou tentar mudar isso.
      Agora só peço que pare de assustar o Lelo senão ele não vai nem aparecer!
      Abrtz!

  6. marcelo Abdo
    14 de julho de 2015

    Aeee Munhoz, acabei de olhar meu desempenho no ano e estou bem abaixo de vc. estou com 211K acumulado no ano. quem sabe com um intensivo, consigo chegar nos 600! parabéns pela iniciativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 6 de julho de 2015 por em Natação, PEBAs, Saúde e marcado , , , , , .
Follow Epichurus on WordPress.com
julho 2015
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
%d blogueiros gostam disto: