EPICHURUS

Natação e cia.

Loucura, ecologia ou prazer?

Edmundo Arthur Foschini era o treinador da minha irmã no Clube Paineiras do Morumby por volta de 1976, e eu tinha 6 anos. Eu ia com ela para o clube, e ficava por ali olhando. Quando sobrava um espaço lá na raia 6 ele deixava eu entrar e ficar nadando um pouco enquanto os mais velhos (como minha irmã, de 9) realmente treinavam.

Então, de uma certa forma, Edmundo Foschini foi o meu primeiro “treinador”.

Já naquela época ele botava a equipe para nadar em águas abertas, e antes, durante e depois desse período, Edmundo foi ele mesmo um nadador de super destaque nas maratonas brasileiras. Não saberei listar todos os títulos dele aqui (quem sabe faço isso no futuro?), mas só como um pequeno exemplo ele ganhou mais de quatro vezes a travessia Mar Grande – Salvador. Todas as fotos desse post peguei no Facebook dele.

 

 

No Paineiras ele foi substituído pelo Pancho (leia aqui), e podemos dizer que grande parte do espírito de aventura que o argentino mostrou em sua trajetória teve influência do Edmundo, seu primeiro chefe quando chegou ao Brasil.

Os dois filhos do Edmundo, Edmundinho e Fabiano integravam essa equipe do Pancho na década de 80, sendo que o meu grande amigo Edmundinho (Di, na época, hoje Arthur) inclusive nadou costas no nosso revezamento 4×100 medley quinto colocado no Julio de Lamare de 1987.

 

Além de nadador de alto nível (com destaque inclusive mundial), Edmundo sempre teve princípios muito rígidos, e levou a Educação Física a patamares muito altos. Para ele, a natação não é um estilo de vida: é a própria vida! Em Maceió, onde mora hoje em dia ele nada todo dia no mar, e não é assim uma “nadadinha” qualquer: chega a fazer 10km ou mais por sessão…

De vez em quando ele inventa e produz “desafios”, quase todos no Rio São Francisco, rio da integração nacional que nasce aqui na Canastra (sul de MG) e passa por BA, PE, antes de ser a própria fronteira entre AL e SE e cair no mar na lindíssima Ponta do PEBA.

Pois bem, com aquele tempo livre que (vocês sabem) ganhei recentemente, resolvi tomar parte em um desses desafios:

44436821_10209472507369247_2355493445335777280_n

Não sei como vou fazer isso aí, serão 65km rio abaixo percorrendo quatro estados, e eu claramente não possuo condições físicas mínimas. É claro que aumentei o volume dos treinos (de 6km para 14km – por semana!), mas ainda assim estarei com déficit fisiológico. Além disso, nadaremos à noite sob a lua cheia e isso nunca fiz. Ao menos, espero fazer boas fotos, um post aqui no Epichurus e ajudar um pouco na divulgação e preservação do Rio.

E enquanto isso, alguns PEBAS estão me ajudando nos treinos, precisamente na mesma piscina na qual o Edmundo me colocou na água pela primeira vez!

PEBA_CPM_40x100

Amigos me ajudando a fazer 40×100 no dia de Finados

O que acham: loucura, ecologia ou prazer?

 

 

Sobre rcordani

Palmeirense, geofísico, ex diretor da CBDA e nadador peba.

24 comentários em “Loucura, ecologia ou prazer?

  1. Ricardo Ratto
    5 de novembro de 2018

    Show Cordani! Mande um forte abraço ao Foschinl. Vou divulgar no.meu face e vou fazer uma matéria para o the daily news of open water swimming, site de Maratonas mais lido no mundo. O que acha? Forte abraço saudoso!

    • rcordani
      6 de novembro de 2018

      Grande Ratto, pode sim, será um prazer! Obrigado, amigo, e quem sabe a próxima fazemos juntos!

  2. Rodrigo
    5 de novembro de 2018

    Renatão e Edmundo

    Sucesso na empreitada ou melhor na descida do RIO.
    Desculpe será descida não é Renatão , pois acredito que treinando 14 Km por semana , terá que ser descida.

    Para meu primeiro técnico , EDMUNDO . tenho certeza que dará uma boa aula mais uma vez para meu colega Renatão , Você vai subir o Rio e encontrar o Renato no meio do caminho ?

    Mande noticias , adoraria acompanha-los , mas dentro do barco.
    Grande abraço

    • rcordani
      6 de novembro de 2018

      Grande abraço Rodigest, vai nadando aí que a gente se topa numa dessas. A gente já fez 25km com 14 anos (eu 13), então pior que aquilo não sai!

  3. Rodrigo
    5 de novembro de 2018

    ESQUECI.

    ESTES 65 KM , QUAL É A PREVISAO DE TEMPO PARA CONCLUIR ESTA SENSACIONAL AVENTURA ECOLOGICA ?

    • rcordani
      6 de novembro de 2018

      Edmundo disse que será em torno de 12h… 😬

  4. Bruno
    6 de novembro de 2018
    • rcordani
      8 de novembro de 2018

      Bruno, essa da volta na Grã Bretanha foi sensacional hein?

  5. Lelo Menezes
    7 de novembro de 2018

    Boa Renato! Bela aventura, embora cá entre nós aqui, tem um “q” de programa de Girico. Fiquei curioso de como funciona esses 65k rio abaixo. Você tem que fazer ininterruptamente, ou é esquema revezamento, você nada um pouquinho, daí o outro entra e nada mais um pouquinho e assim por diante?

    • charlaodudo
      8 de novembro de 2018

      Lelo, descendo o rio é moleza. É só ficar boiando por algumas horas e ele chega no final. É quase como pegar um jacaré por 65km.

      • rcordani
        8 de novembro de 2018

        Charlão, to torcendo MUITO para essa correnteza aí!

    • rcordani
      8 de novembro de 2018

      Também estou curioso como vai ser… eu tenho certeza que o Edmundo fará o desafio na íntegra, já a minha pessoa não sei como será. Teremos um barquinho acompanhando, depois eu conto.

  6. Beatriz Nantes
    7 de novembro de 2018

    UAU! Adorei! Vai ser tudo em um dia só? Uma sugestão: ouvi recentemente o podcast do Samir Barel, que já fez várias dessas ultramaratonas.. e ele tem umas dicas bem legais! É no canal Endorfina Podcast, no Spotify.
    E o mais importante.. aproveita a jornada! Acho que é loucura e ecologia e prazer, tudo junto 🙂

    • rcordani
      8 de novembro de 2018

      Bia, o Samir vai sempre pras cabeças, né? Aqui vai ser outra pegada.

      Sim, um dia só, na verdade uma “noite” só, segundo entendi nadaremos de madrugada sob a luz da lua, o Edmundo escolheu exatamente A NOITE da lua cheia. Pelo que entendi, chegaremos ao Xingó ao amanhecer.

  7. Rodrigo M. Munhoz
    8 de novembro de 2018

    Sensacional!!! Um dia encaro uma dessas aí (espero)!
    Quanto as suas perguntas: acho que pra ser prazer puro , teria que estar treinando bem mais. Ainda assim, acho que tem potencial pra ser desafiador e divertido ao mesmo tempo.
    Quer a GoPro emprestada ou vai levar o drone do Matuska? 😜👍
    Boa sorte aos dois e documentem bem isso aí!
    Abraços!

    • rcordani
      8 de novembro de 2018

      Munhoz, vamos treinar então, amanhã 12:00 50×100 no CPM, fechado?

      • Rodrigo Munhoz
        8 de novembro de 2018

        Fechado: dd 1´40

  8. Paulo Peano
    18 de novembro de 2018

    Caceta Renato.
    Eu também treinei com os dois nessa época.
    Com o Edmundo e com o Pancho.
    Lembra do Paulista em Campinas e o Brasileiro no Rio?
    PQP!
    Estamos velhos mesmo!
    Kkkjkkk
    Grande abraço!

    • rcordani
      18 de novembro de 2018

      Grande Peixe sim, você é dos poucos que pegaram a transição, Rodrigo, Lulu, Regina, Marina, Xuxu, Cristina, seus irmãos…

  9. Indiani
    21 de novembro de 2018

    Prazer total!!!
    Aproveitem muito os ricos momentos e as “ENTAS” resenhas durante esse fascinante desafio… abraço forte aos Dois

    • rcordani
      25 de novembro de 2018

      Grande Indiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaani. Amanhã sai o post da prova!

  10. Maíra Fiszbeyn
    23 de novembro de 2018

    Excelente!! Enjoy!!

    • rcordani
      25 de novembro de 2018

      Obrigado Maíra. Amanhã sai o post com a prova em si!

  11. Pingback: Como você quer comemorar seus 70 anos? | EPICHURUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Follow EPICHURUS on WordPress.com
novembro 2018
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
%d blogueiros gostam disto: