O local das provas é Copacabana, posto 6. Desde 2009 o Luiz Lima dá treinos para a sua turma de Gladiadores exatamente aí. Eu já tive as gratas oportunidades de participar dos treinos dele três vezes, que relatei aqui e aqui. Os nossos atletas olímpicos Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo conhecem muito bem o point.
E o olímpico (1996-2000) Luiz Lima é certamente o maior especialista na região, então confira os detalhes nesse sensacional vídeo que ele postou hoje no facebook:
Com relação aos meus pitacos: como o Luiz disse acima, essa é a primeira prova olímpica de águas abertas no mar. Existe uma FUNDAMENTAL diferença entre nadar em represa e no mar, sobretudo se o mar estiver mexido. O Osama Mellouli, por exemplo, que é o último campeão olímpico e vai estar aí de novo, JAMAIS ganhou uma prova no mar. Já em represa, água paradinha, é muito difícil segurar o Osama, pois o cidadão nada 1500 em piscina para 14:40…
Segundo o Igor de Souza, quanto mais mexido o mar, mais chances para a Ana Marcela e para o Allan do Carmo, dois baianos arretados que costumam render mais no mar do que em represa (e piscina).
Xirica, Igor de Souza e os Pebas
Agora no inverno carioca é muito típico que o mar esteja mexido, e segundo o surfline o mar vai de facto estar relativamente mexido, mais ainda na terça do que na segunda, maré subindo, confira na imagem abaixo a previsão para a altura das ondas (em pés), para o vento (em nós) e para o tempo (vai estar nublado / chuvoso).
Previsão do surfline para os dias 15 e 16 de agosto em Copacabana.
Mar relativamente mexido, vento e fator casa: por tudo isso, acredito em OURO para Ana Marcela e BRONZE para Allan do Carmo. (Evidentemente, vou torcer para a Poliana tanto quanto o farei pelos outros dois.)
E se tudo der certo, estarei na praia de Copacabana para ver esses monstros aquáticos de perto, tanto na segunda 15/08 quanto na terça 16/08. Vejo vocês gritando comigo na areia!
Eu vou na pipoca olímpica da maratona aquática. Não comprei ingresso, mas faço questão de estar lá torcendo por elas! =D
🙂
Hoje, no site da Veja, ví uma previsão deles para todas as medalhas da Olimpíada. Todas mesmo, todos os esportes….. E a previsão da Veja vai de ZERO medalhas para o Brasil na piscina e DUAS em Copacabana. Ouro prá Ana Marcela e prata para o Allan.
Duas é bem legal…… mas ZERO ???? Aí é ruim hein?
Ué Aécio, mas essa da piscina não está muito diferente da minha previsão de UMA, né?
Pois é, o que torna a coisa quase real….. segundo a Veja, eles deram um spoiler no quadro de medalhas.
Também tenho dito a quem pergunta que acredito em apenas uma medalha.
Uhhhh, Hu Hu… Copacabana vai fazer a diferença pro Brasil nessas provas de águas abertas! Muito legal que vc vai estar lá.
Mas vem cá: Com esse forecast (e ainda possível água fria), será que Xirica e Igor não vão tentar negociar mudanças de data / hora pro evento? Sem dúvida não deve ser fácil, mas não acho que seja impossível.
De qualquer maneira, auspiciosas previsões! Boa!
É nóis, queiroz, digo, munhoz.
Água nem tão fria, hoje por exemplo está 21.5 em Copa… E para mudar data/hora agora só se estivesse ressacassa, coisa que não estar.