“You can live to be a hundred if you give up all the things that make you want to live to be a hundred.” Woody Allen
Parece que o Woody Allen – o grande filósofo da vida urbana contemporânea, disse a frase acima pensando que uma vida longeva simplesmente não seria desejável sem os hábitos, prazereres e vícios que a tornam impossível. Ou seja, para viver muito – dionisíacamente falando, seria necessário desistir de tudo aquilo que dá prazer. A minha resposta (epicureana) para ele seria óbvia: Náo precisa desistir de “tudo” , meu caro Woody… E o Seu Luis do Paineiras pode confirmar isso.
Ilustro meu ponto com a historieta e o desafio, que seguem abaixo. Qualquer semelhança com pessoas e eventos reais não será mera coincidência.
Vestiário do Clube Paineiras do Morumby, hora do almoço, pós treino do grupo “PEBA CPM”, num dia ensolarado do inverno passado…
“Eu (RM): Seu Luis, em que categoria o Sr. nadava no Master?
Seu Luis (SL): Na época em que eu competia, era do 65+
RM: E hoje seriam…?
SL: Eu estou com 84… então seria 80+, mas no ano que vem entraria nos 85+!
RM: Que legal!
SL: Pois é, se eu caísse na água hoje, eu torceria para não ter ninguém da minha idade… Na época de 65+ eu torcia para ter 3 ou menos, assim eu pelo menos pegava bronze – he he he !
RM: Boa: Pelo menos garantia um metal. Bem que o Sr podia nadar nosso revezamento de PEBAS…
SL: (desconversando do convite): Se tivesse mais três amigos de uns 80 anos daria pra fazer um 320+ que seria ouro com certeza!
(…)”
Durante o almoço pensei : O Seu Luis é um cara esperto mesmo…
Conhecido por alguns como a pessoa na qual o Renato tentou injustamente impingir o sumiço do palmar do Miyahara – além de uma grande figura, não parece os 84 que tem. Muito ativo e bem humorado, sempre o encontramos fazendo atividades físicas no clube. Uma nadada aqui, uma caminhada ali, uma musculaçãozinha acolá.
E agora, sem querer, ele sugeriu o “ultimate epichurean objective”. Simplesmente nadar e competir aos 80+ anos já seria um grande, desafiador e estimulante objetivo de vida… Nadar com os amigos revezamentos 4×50 Livre pelas competições de Master mundo afora – hoje ou daqui 40 anos, então… fantástico! Não precisaríamos bater recorde, fazer tempos baixos ou sequer nadar forte. Praticamente bastaria comparecer, com algum treininho feito de preferência, subir no bloco (ai, meus joelhos), pular na água e completar os cinquentinha. Livre de preferência. Acenos para os aplausos no caso de ter demorado mais de 3 minutos para completar os 50m, serão opcionais.
Ou seja, mantendo alguma saúde, algum dinheiro, e mais “importantemente”, os amigos nadando, esse revezamento se torna uma meta incrível, além de ser algo que o Epicuro certamente aprovaria. De quebra, aumentaríamos a coleção de metais dourados grandemente, para a herança do fim de vida. Uma boa herança para deixarmos, certo? Aproveito para deixar aqui o alerta para os meus filhos que não pretendo deixar dinheiro, imóveis, bens ou metais preciosos além da minha coleção de medalhas. Pelo menos a “pobreza relativa” do espólio minimizará as chances de brigas entre herdeiros.
Assistindo uma etapa do circuito Paulista Master no Pinheiros, tive confirmação da nobreza, raridade e beleza do objetivo de nadar na melhor idade, tanto pelo Sr Flavio – avô da patroa do nosso colunista Sidney Nakahodo – que começou a nadar competitivamente e com prazer aos 74+, como também ao ver que o revezamento 320+ do ECP – único na categoria – mostrava muita saúde! O resultado logo abaixo mostra que eles bateram o recorde Paulista naquele dia e ficaram a 1 segundo do Recorde Brasileiro. Parabéns ao Ilo, Detlef, Ernesto e Wolf, do Esporte Clube Pinheiros
1) Ilo M.Da Fonseca, M83 2) Detlef Schultze, M76 3) Ernesto de Lima F, M86 4) Wolf Dieter Heineken, M75
36,55 1:18,90 (42,35) 2:27,13 (1:08,23) 3:04,49 (37,36)
Só espero que – quando chegar minha vez daqui uns 40 anos – eu consiga subir e saltar do bloco decentemente e que o Nonno não critique muito o meu estilo – o qual deve ficar ainda mais zoado nos anos vindouros.
Termino por hoje documentando aqui um desafio a todos meus amigos e também aos que nos lêem para que me cobrem, daqui a 40 anos, pela participação em um revezamento de Masters. Espero que sejamos todos bem sucedidos nessa cobrança e que não tenhamos que abdicar tão cedo do prazer de envelhecer com os amigos.
E assim, nas palavras do poeta, fica um ótimo convite:
“Grow old along with me! The best is yet to be.”
Robert Browning
To dentro. Nado o 320+ em 2051, que é quando a turma acima completa 320.
Só que o sr. vai de borbola, ok?
Beleza, Renato. Eu estava mais pensando no 4×50 Livre, mas como ainda serei um jovem de 79 anos em 2051, fecho nadar o que for melhor para a equipe. Da sua parte, sugiro manter os treinos QNSPN e evitar gincanas daqui para frente, por favor!
OPA! Só que tem um problema…….. Com o nível técnico dos nadadores masters aumentando sistematicamente, como tenho visto nos últimos 18 anos, para ganhar algum metal em 2051 vão ter que nadar quase nos tempos que fazem hoje. Acho melhor começarem a treinar já!
Caro Aécio, obrigado pelo comentário. Na turma estamos treinando num ritmo tão tranquilo que dá pra segurar por mais uns 30-40 anos. O objetivo inicial é comparecer e nadar, sem muita pressão por metal. Se der uma medalhinha, melhor! Se bem que, conhecendo alguns Pebas mais afoitos, é capaz de alguém querer bater algum recorde de 80+ mesmo… o que com a atual evolução do Master pode representar um certo risco de desapontamento (fora o risco coronariano) … Temos que gerenciar isso e é melhor começar logo. Abraços!
Caramba, o seu Luis precisa ver isto, mas acho que ele não tem e-mail…
Champs, você foi testemunha ocular da conversa aí acima! Seu Luis realmente é uma cara admirável e espero que goste do post!
Deixem-nos saber da reação do simpático Sr. Luis quando ele ver o texto.
A dica é levar o note ao CPM e ler junto com ele.
Será um momento marcante!
Munhoz, fica combinado então o nosso reveza 320+ daqui a uns 40 anos. Vamos torcer para o R. não ficar ainda mais ranzinza até lá. Abs, Minguez
Combinado, então! Quanto ao R… Direi apenas que grandes esperanças repousam na região costeira da Califórnia! Abrtz
Sensacional, o Seu Luis é um incentivo diário pra gente com certeza! impressionante a alegria de viver dele! parabéns pelo post!
Valeu Miyahara! E, falando em incentivo diário … Vê se aparece no Peba CPM, pô! Assim vão te cortar de nuevo carajo 🙂
Não entendi como no comentário do Myha ele fala de “incentivo diário” e logo abaixo o Munhoz cita “vê se aparece”. Será que seu Luis tem enviado mensagens ou visitado o Myha no trabalho?
Grande Munhoz, obrigado também pela generosa menção, ainda que me considere um humilde colaborador.
Aproveito para esclarecer também que o senhor Flávio, avô da patroa, completará 80 anos no ano que vem. Após participar de sua primeira competição de natação no último campeonato paulista master, quando conquistou duas medalhas, ele disse “estar aberto à propostas para nadar revezamentos por outras equipes, desde que as cláusulas do contrato incluam luvas e adiantamento de ganhos com publicidade”.
Valeu Sidney! Espero ver sua próxima contribuição por aqui em breve, hein?!
Mande um abraço pro sr Flavio e diga que espero vê -lo na próxima competição defendendo o Peba! E também pode deixar que corrigirei o caprino e texto! Abraços!
Valeu Munhoz e parabéns pelo post! Dá pra ver que muitos se empolgaram e já começaram a preparação para o 80+. Acho que vou ter de dobrar os treinos para não continuar PEBA até lá 🙂 Abraços
Muito bom. Me sinto na obrigação de voltar a nadar (e competir eventualmente) para acompanhar o desafio. Mesmo nessa vida moderna com falta de tempo para tudo, acho um privilégio de nossa geração mantermos contato e espero que continuemos assim até 90+ quando já não nos reconheceremos mais tamanha gagazisse.
Isso Rrruy! Lembre-se dos nossos bons tempos do Projeto Futuro e volte as piscinas! Peba honorário, você já é! Só recomendo não esperar até os 90… Abraço !
Olá Rodrigo,
Esses Nadadores do 320 são meus Atletas,
Mostrei para eles o EPICHURUS, e ficaram muito felizes!
O bom de se trabalhar com Master, é que a Alegria e a satisfação sempre estarão presentes em qualquer faixa, independente do resultado.
Obrigada por citar os meus Atletas Recordistas!
E parabéns ao Seu Luis!!!
Abraços
Giseli Pereira
Oi Giseli! Seus nadadores são um show! Parabéns a eles e também a você por todo o trabalho dentro da água e na borda das piscinas!
Espero vê -los em breve numa competição Master!
Que grande satisfação saber que a Gisele levou o Epichurus a atletas tão especiais.
A reação que ele relata me enche de orgulho e reforça o propósito de fazer parte desse projeto.
Sensacional Munhoz!
Parabéns pelo texto e pela iniciativa!
Obrigado, Barros! Mas não desconversa não, que a gente te espera no reveza também daqui 40 anos… Será mais ou menos na mesma época da “XLV Corrida do Barrão”! Abraços
Munhoz,
Além da contextualização e a ideia serem muito bacanas, esse texto tem algumas passagens sensacionais, de humor refinado e me diverti muito.
“Aproveito para deixar aqui o alerta para os meus filhos que não pretendo deixar dinheiro, imóveis, bens ou metais preciosos além da minha coleção de medalhas. Pelo menos a “pobreza relativa” do espólio minimizará as chances de brigas entre herdeiros”. – está muito boa, em que idade vc pretende ler e explicar para as crianças?
O envelhecimento da foto dos integrantes também genial.
Parabéns e valeu a inspiração, estou precisando ser mais consistente nas providências de manutenção da massa magra, fator fundamental para preservar a autonomia e alcançar a longevidade com qualidade.
Valeu meu caro Esmaga! Acredito que – além da boa saúde, o senso de humor e capacidade de rir de si mesmo sejam fatores fundamentais para um amadurecimento de qualidade …Você capturou a idéia e espero que entre no desafio também! Forte abraço!
Divido sua crença e estou junto no desafio, sendo que o primeiro é chegar vivo até lá!
Ah ! E sobre falar/mostrar pras crianças o blog… Sei lá… Minha idéia é deixar que os meus eventualmente encontrem estes textos. Sem planos ou pressão alguma… Parte da herança coletiva dos Pebas, que tal? Abrtz!
Acho uma boa… sem pressão.
Grande Munhoz – Dizer que o texto está ótimo é chover no molhado. Quero apenas concordar com o poeta (R. Browning), e, aos 71 anos, e competindo, dizer que “o melhor ainda está por vir”. Abraço pra toda a galera.
Caro Orselli, que bom que gostou do texto e concordou com o Browning! Você que vai desbravando os caminhos do Master (alguns anos na frente deste Peba) com grande disposição, simpatia e amizade é um grande exemplo para todos aqui. Nos mantenha a par de suas novidades , ok? Obrigado pelo comentário e abraço !
Munhoz, a ideia do reveza é legal. Temos um combinado aqui em Limeira faz tempo também entre o Xuxo, Piccirilo, Israel e eu daqui uns 20 anos em algum brasileiro no RJ. Vamos de carro e a meta é ter pelo menos um de nós usando fraldão para ser o “zuado” da vez….. O Picci diz que será o Israel e o Israel diz que será o Picci. Os 2 parecem os personagens daquele filme Os 2 velhos rabujentos. Um fica o tempo todo pegando no pé do outro. Vamos aguardar, ehehe. Desse reveza, o mais velho terá 84 e o mais novo 63. Nossa categoria será 280+ então não competiremos contra o seu 320+. Ainda bem pra nós…… Abraço a todos.
Boa Warley! Entre os Pebas temos um “Mutley” também, mas em 40 anos temos esperança que ele ele suavize a pegada… Noooot!
Só uma observação: Daqui 20 anos, o nosso reveza PEBA A estará no auge da categoria 240+…(i.e. 61+63+64+62) .. então, com pequenas modificações nas equipes poderemos até disputar juntos… mas nem precisa, né? Abraço!
Boa Munhoz! A promessa não da pra fazer. Daqui 40 anos pretendo ser campeão brasileiro de Bingo!
Como assim Lelo?! Pensei que você já estava exclusivamente dedicado ao Bingo! Assim você vai ficar mais Peba no Bingo que no Uno… vê se começa a treinar logo! 🙂
Mas sério, Lelo: 2013 tá chegando no fim… o frio já passou, a piscina do clube está próxima… Espero que rolem umas nadadas… Abraços!
Adorei o texto! Esse é o objetivo para continuar treinando: ter joelho pra subir no bloco aos 80 e nadar ao lado dos amigos! Pena que o número de mulheres no master é bem inferior ao de homens, então acho que um 320+ feminino fica difícil… Mas há sempre a possibilidade do misto, né? Abraços!
Oi Ligia,
Realmente arrumar uma equipe feminina de 80+ vai ser mais complicado… Mas não deveria, pois as mulheres são mais longevas e tem saúde melhor que os homens na terceira idade (na média). Uma alternativa são os revezas mistos, e você pode arrumar alguém da família ! Abraço!
Se eu conseguir uma vaga na eliminatória desse revezamento prometo nadar os 50 borboleta reforçando o estilo baleia branca.
Charles, você já está dentro. Mas… não precisa fazer o baleia branca não, ok? Aliás, passamos em frente ao Saldanha da Gama de Santos no sábado passado, local daquele histórico episódo e o clube me pareceu meio caídão. Tá na hora de fazer uma competição por lá também.
Pingback: Nadando a 14 graus e com saudades da piscina a 21! « Epichurus
Pingback: Nadadores Envelhecem Mais Devagar – O Potencial do Nadador Master | Epichurus