Assim que o meu penúltimo post foi publicado, o WordPress alertou-me ser aquele o nonagésimo nono (ou noventaenóvimo, como diria o Zequinha). Eu me assustei um pouco, onde já se viu o cidadão escrever quase cem posts sobre praticamente o mesmo assunto? Resolvi rever o que eu havia postado, de alguns posts eu gostei, outros não, mas de qualquer forma achei que o centésimo post era uma boa razão para fazer uma pequena retrospectiva e sugerir ao leitor mais novato alguns dos meus posts antigos dentre os que eu mais gosto.
Segue então em carácter comemorativo (que vale inclusive como encerramento do ano, boas festas, etc) o meu top12, não necessariamente os mais lidos, mas os que eu mais gosto.
TOP 12 rcordani (por ele mesmo)
(clique nos títulos para ler o respectivo post)
12 Julio de Lamare: as lembranças ninguém pode nos tirar.
Escrevi esse post de supetão quando soube que iriam demolir a piscina do Julio de Lamare, e alimento a ilusão de ter contribuído para a manutenção da mesma.
11 1989, o Finkel que não terminou.
Sobre o Finkel que não terminou por causa da meningite de uma nadadora. Um dia inesquecível para quem ia nadar aquela final.
Uma cena que representou 26 anos da nossa natação, a vitória no TB com recorde brasileiro do Michelena, o abraço no Jorge Fernandes e a comemoração do jovem Gustavo Borges, antes de ele ser o Gustavo Borges.
9 O que mudou na nossa natação em um quarto de século?
Uma comparação entre a natação de hoje e a de 25 anos atrás, faz a gente se sentir um pouco menos peba vendo os tempos de hoje em dia.
Série de cinco posts onde conto os melhores momentos da minha história semi-peba na natação. Considero essa série um marco no Blog, muitos leitores apareceram a partir dela. Além disso, tirou um peso da minha pessoa, aquelas imagens que estavam guardadas na minha cabeça e passaram para o Blog, é como se eu tivesse nadado tudo aquilo de novo. Se o Epichurus fosse explodir e eu tivesse que escolher apenas 5 posts para manter, escolheria esses da saga sem dúvida.
O Finkel de 1990 foi provavelmente a competição mais sensacional que eu e muitos da minha geração participaram. Marcou o início da era Borges, e os comentários do próprio tornam o post ainda mais legal.
Mencionei muitas vezes o Pancho no Blog, mas nesse post consegui com a ajuda da Patrícia Angélica aproximar o passado do presente e resgatar as memórias daquele que marcou a vida de todos os seus atletas.
5 Não, amigo, você não tem um nome a zelar.
Trata-se de um guia para os velhos nadadores voltarem a nadar, as dificuldades, etc. O sucesso desse post me surpreendeu, mas o principal ensinamento é: você não tem um nome a zelar, tem?
Um post antigo mas ainda válido. Você ainda acha que um bronze vale ouro? Está enganado, amigo, bronze vale bronze mesmo e… é sensacional!
Também escrevi esse post de supetão, e tratava de um jovem candidato a presidente chamado Coaracy, que em 1984 achava que a direção da CBDA deveria mudar, afinal, já estava lá há vinte e cinco anos!
2 Ao meu irmão e ídolo maior Henrique, com um grande abraço.
Um dos posts de maior sucesso no Blog, um dos que eu mais gostei de escrever e o que certamente mais me emocionou.
1 AP e DP: a natação brasileira antes e depois de Ricardo Prado.
Gostei muito de ter escrito esse texto que é muito lido até hoje e resume a careira do Ricardo Prado, um dos melhores nadadores de todos os tempos. Subir na raia 4 da final de um mundial de longa e ganhar o ouro com recorde mundial é uma tarefa para poucos, muito poucos. O comentário do próprio adicionou fatos novos e me deixou muito contente!
Não deverei ter fôlego para mais 100 posts, portanto você leitor já pode se sentir como quando a gente passa do meio da série: o pior já foi!
O Epichurus ainda não encerrou o ano, mas eu mesmo me despeço de 2014 por aqui com esse centésimo post, e que venha 2015.
Fantástico! Gosto muito dos seu textos. Não chamo de posts porque post para mim tem a ideia de uma coisa menos elaborada que um texto. E eu acho seus relatos bem escritos, divertidos, as vezes até engraçados, tocantes, completos. Parabéns!
🙂 bjs
A saga dos 200m Peito é realmente memorável. E já que o senhor disse que não terá fôlego para 100 novos posts, favor passar no RH na segunda-feira.
Grato
A direção
Lelo, isso aí foi apenas manobra para valorizar o contrato. Estou aguardando a proposta de vocês, mas já advirto que estou em negociações com a swimitup…
Na verdade estou pensando em uns 40-50% de aumento!
O senhor virou deputado do PT agora? É 7% de aumento e olhe lá…
Renato, parabéns pelos textos e esperamos de você nada menos que um negative split…..
Grande abraço,
henrique
Hehe, vamos ver, vamos ver, é difícil fazer negativo quando você já chega meio travado na passagem…
Grande abraço!
Caro amigo,
100 posts é um grande marco!
Gosto muito do seu estilo de narrar, comentar e instigar.
Obrigado pelo capricho que proporciona momentos informativos e divertidos.
Forte abraço e parabéns.
Esmaga
Valeu Esmaga, pelo andar da carruagem 2015 será o grande ano do jovem Fernando Magalhães no Epichurus! Grande abraço!