Epichurus

Natação e cia…

Até 2014

E aqui estamos encerrando o nosso segundo ano. Muito legal e de certa forma surpreendente termos chegado até aqui. De vez em quando eu dou um scroll down no blog e fico feliz ao ver quanta coisa legal produzimos.

Ho Ho Ho... Boas festas!

Ho Ho Ho… Boas festas!

Esse micro blog abriu as portas no dia 16 de maio de 2012 com o texto “Um resumo da história da natação brasileira”. Naquele dia, o Epichurus teve 166 views, e eu achei incrível que tanta gente houvesse lido um artigo que, afinal, não trazia nada de novo. A gente começou a postar um artigo por semana, mas com as Olimpíadas de Londres acabamos nos empolgando e aumentando o ritmo para dois por semana, que é a média que temos hoje.

Daí para frente pegamos no tranco e algumas coisas interessantes aconteceram, veja abaixo em dez itens (e um presente no final):

1-      produzimos 212 posts, sendo 127 apenas em 2013. É difícil imaginar como conseguimos produzir tanto!

2-      o recorde de 166 views do primeiro dia foi batido e multiplicado várias vezes.

3-       o mais lido de todos os posts continua sendo o primeiro, e inacreditavelmente todo dia dezenas de pessoas o lêem. É bem verdade que  alguns não gostam muito…

4-      percebemos que as pessoas gostam mais de fotos do que vídeos. Eu mesmo quando visito outros blogs sempre vejo as fotos, mas raramente vejo os vídeos. Aparentemente na internet uma boa foto vale mais do que um bom vídeo.

5-      também achamos incrível a quantidade de comentários, média de quase 24 por post! O recordista de comentários (111) é da estreia do Esmaga no ano passado “A natação e eu”. Esse ano os mais comentados foram o post sobre o “Finkel de 1990” (98) e o post sobre o Banana (86). Não é demagogia dizer que adoramos cada comentário (no meu celular por exemplo toca um sininho na hora que alguém comenta um texto meu, e quando ele toca é sensacional). E obviamente temos uma relação especial com os comentários dos protagonistas dos posts, como por exemplo o do Ricardo, o da Patricia, do Henrique, do Teofilo, do Gustavo, do Samir, do Chicão, do Rebollal, do Jorge, do Djan, do Rogério, da Joanna, do Jaime, da Christiane, do Cassiano, do Cristiano, do JR e de cada um dos outros milhares de vocês.

6-      uma coisa intrigante: tem alguns posts que a gente não dá nada por eles mas se tornam sucesso, (exemplo) 🙂 e outros que a gente tem alta expectativa mas acabam ficando na média ou abaixo 😦  .

7-      o facebook é o nosso grande divulgador, mais até nos nossos perfis pessoais do que a própria página do Epichurus no Facebook, que a gente acaba relevando a segundo plano. Temos planos de tentar aumentar a divulgação pela página do Epichurus para parar de encher o saco dos amigos que não se interessam pelo Blog (e aproveito para agradecer a todos que curtem, compartilham, comentam, mandam inbox e ajudam a circular nossos posts).

8-     este ano tivemos vários posts convidados: três do Sidney, um do Pacheco, um do Jorge Fernandes, um do Miyahara e um do Claudio Martino. Todos ganharão se mais gente se dignar a dividir seus pensamentos conosco. Contribua!

9-      escrevemos sobre a origem do blog aqui. Nesse post o Lelo aproveita para explicar o que muita gente também pergunta, se o blog é lazer ou profissão? É lazer.

10-   temos muito orgulho de ter criado aqui dentro do Epichurus o Hall da Fama da Natação Brasileira, que hoje conta com um site independente, três homenageados e uma comissão multidisciplinar voltada para a memória da natação brasileira. Em 2014 teremos bastante movimento por lá!

Voltaremos por volta de 20 de janeiro de 2014 com muitas novidades, ano de Copa, e imaginem o que não pode sair deste baú!

E para encerrar esse ano de 2013, queria postar como presente de Natal um vídeo inédito de uma prova que já relatei aqui. Foi o dia 05-07-1990, aquele dia em que Gustavo Borges nadou como Gustavo Borges pela primeira vez (apresentação do então jovem Everton Domingues).

Feliz Natal a todos e até 2014.

Sobre rcordani

Palmeirense, geofísico e nadador master peba.

26 comentários em “Até 2014

  1. Daniel
    23 de dezembro de 2013

    Legal – um ótimo final de ano e 2014 a todos. O vídeo do Gustavo Borges foi emocionante. Abraços

    • rcordani
      24 de dezembro de 2013

      Valeu Daniel, grande abraço e feliz 2014 para você também.

  2. Marina Cordani
    23 de dezembro de 2013

    Puxa, e eu li TODOS os posts, e comentei na maioria deles! Lazer para vocês, lazer para nós! Obrigada, boas festas e até 2014! bj

    • rcordani
      24 de dezembro de 2013

      Boa Marina, bjs e até 2014 (actually Jan 10th)!

  3. Gustavo Pedrazzi
    23 de dezembro de 2013

    Ótimo Cordani, o blog é escrito para o lazer de todos mas com um ar muito profissional (talvez seja isso que gere a dúvida em alguns leitores)…. continuem assim e um ótimo 2014 a todos!!!

  4. Patricia Angelica
    23 de dezembro de 2013

    As coisas mais despretensiosas são as que costumam fazer mais sucesso! Parabéns a todos os envolvidos!

    Sobre o post, o vídeo é sensacional!

    • rcordani
      24 de dezembro de 2013

      Obrigado Patricia, tenha um excelente 2014 (agora que é Jornalista com j maiúsculo).

  5. Julio Rebollal
    23 de dezembro de 2013

    Parabéns para todos os integrantes do Epichurus e para todos os que participaram.

    Obrigado à todos que, com suas histórias, ajudaram a manter viva uma parte extremamente importante de nossas vidas!!

    Emocionante o vídeo do Gustavo! Tenho uma história sobre essa prova, mas…fica para 2014!!

    Agradeço, emocionado, pela lembrança do meu nome!

    Feliz Natal para todos!

    • rcordani
      24 de dezembro de 2013

      Opa Julinho, queria saber essa história sobra a prova, essa e outras, vou cobrar! Vai pensando aí para a gente postar em 2014!

      Grande abraço e feliz 2014!

      • Julio Rebollal
        25 de dezembro de 2013

        OK!

  6. Sidney N
    23 de dezembro de 2013

    Nada como encerrar o ano com chave de ouro! A retrospectiva dá uma boa ideia da dimensão que o Epichurus tomou ao longo dos últimos doze meses.

    Após ver o video do Gustavo Borges, fui reler o post do Renato, onde fica a impressão de que ele pulou direto para o 48. É isso mesmo? Por outro lado, se não me falha a memória, naquela mesma piscina do Internacional, um mês antes no paulista de inverno, o Mario Xavier tinha pré-anunciado um 49, embora tenha sido no revezamento.

    Tem sido um enorme prazer acompanhar os aguardados posts semanais e também uma grande honra colaborar com o site. Aproveito para agradecer especialmente ao Renato, Munhoz, Lelo, Esmaga e Carlão pelo convite.

    Um grande abraço e boas festas a todos

    • rcordani
      24 de dezembro de 2013

      Oi Sidney, sim em revezamento é provável que já tivesse saído 49. Mas em prova individual foi a primeira, tanto que o recorde era 50.67 (o 50.29 da Vermelhinha não tinha sido oficial). E saiu logo um 48!

      Na plateia, o sentimento unânime é que pela primeira vez tínhamos reais chances de medalha olímpica. Foi sensacional!

      Grande abraço e feliz 2014!

  7. Cassiano Leal
    23 de dezembro de 2013

    Sempre muito bom ler as histórias e relembrar todos os acontecimentos, dos quais fiz parte, na grande maioria deles. Que em 2014 mais e mais histórias sejam relembradas. Só falta criar agora o “encontro ephicurus” para que nós nos reencontremos. Um bom Natal e um feliz ano novo para todos.

    • rcordani
      24 de dezembro de 2013

      Valeu Cassiano, feliz 2014 para você também! Ano que vem tem mais (tomara).

  8. Fernando Cunha Magalhães
    23 de dezembro de 2013

    Caro Cordani,
    parabéns por mais esse ano e obrigado pela confiança.
    O post ficou muito bacana!

    Sobre essa prova, caí na raia 7 para defender meu título.
    Havia nadado em 51s10 na Vermelhinha, sem polir, com água nos óculos e com um vacilo na 3a virada.
    Fiz séries bem melhores que em 89 em que tinha vencido com 50s67 e meu objetivo era o ouro e o índice para o mundial: 49s4.
    Até hoje não sei o que aconteceu com aquele polimento. Fiz sofrido 52s01 na eliminatória e já dava pra sentir que eu não iria muito mais longe.
    Na final, fiz muito mais força que o habitual no parcial, fiz a virada e só vi o pé do Gustavo e o Manu um pouco a frente. Ainda estava bem a frente do Luiz Osório e o bronze seria um consolo.
    Mas travei e cheguei em 4o com 51s16.

    Meu mundo caiu! Saí envergonhado e incrédulo da água.
    No mesmo dia abri o reveza ao lado do JR e levei outra.
    Fiz 51s2 e ele 50s20.
    No dia seguinte, finais B. 9o e 10o nos 200 livre e 100 borbo.
    Pra fechar o domingo, um bronze no 50 livre, para pelo menos eu sentir que ainda estava vivo.
    Foi o último pódio individual em brasileiros absolutos.

    Até 2014!

    • rcordani
      24 de dezembro de 2013

      Emaga, aquele momento que cai a ficha é inesquecível (para mim foi a Tragédia do Ibirapuera). Que bom que você conseguiu superar a decepção e continuou nadando no “profissional” mais pelo menos 5 anos, e (principalmente) continua na ativa até hoje.

      Grande abraço e feliz 2014!

  9. Rodrigo M. Munhoz
    24 de dezembro de 2013

    Bom balanço do ano, Renato. Um post Peba, porém verdadeiro! Tem sido bem legal contribuir com o Epichurus e espero que 2014 traga ainda mais leitores.
    Sobre o video: Aqueles 48″ do Gustavo foram impressionantes e inesquecíveis! Muito bom para encerrar o ano de memórias…
    Abraços a todos e até o ano que vem!

    • rcordani
      24 de dezembro de 2013

      Valeu Munhoz. Desejo que em 2014 não haja tantos delays faísticos bauruíbas!

      Grande abraço e feliz 2014.

  10. Jorge Fernandes
    24 de dezembro de 2013

    Como não poderia deixar o costume, passei por aqui… não vou dizer que li todos os post, mas com certeza, mais que 70% li, mesmo em alguns não ter “postado” nada…

    Um Feliz Natal para todos Epichurianos (ou será Epichurienses !!!)

    Excelente 2014, com muitas alegrias, e felicidades intermináveis a todos…

    Agradeço a oportunidade de ter tentado contribuir com algumas idéias, lembranças e comentários.

    Um caloroso abraço no coração de todos.

    Jorge Fernandes.

    • rcordani
      24 de dezembro de 2013

      Valeu Jorge, um dos nossos mais atentos leitores e protagonistas.

      Um grande abraço e em 2014 tem mais!

  11. Daniel Takata
    26 de dezembro de 2013

    Lembro-me exatamente o que fazia no dia 5/7/1990, pois foi um dos mais inesquecíveis aniversários da minha vida (sim, nasci no dia da tragédia do Sarriá). Mas naquele dia não tomei conhecimento do monumental feito do Gustavo. Aliás, só vim conhecê-lo através desse blog. Que de tempos em tempos continua me surpreendendo. Por isso desejo um 2014 na mesma toada, e também 2015, 2016…

    • rcordani
      30 de dezembro de 2013

      Boa Daniel, também nasci no meio de uma Copa, dois dias antes do tri.

      Obrigado e um ótimo 2014.

  12. cristiano viotti de azevedo
    27 de dezembro de 2013

    Galera do Epichurus, a importancia da iniciativa de voces talvez tenha superado as suas mais otimistas previsões. Revivemos alguns dos melhores momentos de nossas vidas lendo os posts e respectivos comentarios. E reviver eh muito mais do que relembrar. Eh ter vontade de perenizar cada detalhe e sonhar de novo, ao cair na agua, com quem sabe a final dos 320plus em uma piscina padrao cob. Longa vida ao Epichurus e aos Epichurianos. Feliz 2014 a todos!!

    • rcordani
      30 de dezembro de 2013

      Valeu Cristiano, Grande abraço, feliz 2014 e rumo ao 320+!

  13. Pingback: 2014 é ano de Copa e de Epichurus às segundas. « Epichurus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 23 de dezembro de 2013 por em Epicuro, Fim de Ano, Natação e marcado , .
Follow Epichurus on WordPress.com
dezembro 2013
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
%d blogueiros gostam disto: